Qual o uso?

Todos os campos são obrigatórios

Guarda de documentos psicológicos: entenda o que a legislação prevê a respeito

Dicas 17/02/2020

Saiba quais as principais técnicas de arquivamento de documentos para empresasConfira o que são documentos psicológicos, quem são os responsáveis pela guarda e por até quanto tempo devem permanecer armazenados

Seria impossível iniciar o post de hoje, aqui no blog da Localbox, sem deixar bem claro o que são documentos psicológicos. Basicamente, são documentos que apontam uma declaração, atestado, relatório, laudo ou parecer psicológicos, oriundos de avaliações psicológicas feitas por profissionais gabaritos e que analisam comportamentos de crianças, jovens, adultos ou idosos. Considerando a importância destes materiais, o sistema de guarda documentos psicológicos merece destaque especial e este é o nosso assunto de hoje. Continue a leitura.

O que você precisa saber sobre a guarda de documentos psicológicos

  • Período: de acordo com a legislação brasileira, a guarda de documentos psicológicos deve ser feita por, no mínimo, 5 (cinco) anos. Tal período pode ser ampliado em alguns casos previstos em lei, casos específicos (em virtude de guarda necessário por tempo superior) ou mesmo em razão de determinação judicial extraordinária.
  • Responsabilidade: o psicológico é principal responsável por armazenar e preservar os documentos psicológicos dos seus pacientes. A instituição responsável pela emissão dos documentos também é responsável legal. Todavia, é super recomendado que os pacientes façam o mesmo, como forma de garantir o acesso a informações relevantes.
  • Armazenamento: pouca gente sabe disso, mas os documentos psicológicos devem ser armazenados em locais de fácil acesso, principalmente para permitir consulta dos Conselhos Regionais de Psicologia, seja para futura orientação ou mesmo para fiscalização.
  • Mudança de psicológico: em caso de exoneração ou demissão do psicológico, os documentos em questão devem ser repassados ou lacrados para eventual utilização. Em caso de extinção do serviço, o profissional responsável deve informar a situação ao Conselho Regional de Psicologia.

Como funciona o sistema de Self Storage para guarda de documentos psicológicos?

Não é nada complicado entender como funciona o sistema de Self Storage para profissionais e empresas que precisam guardar documentos psicológicos. Trata-se de uma alternativa muito prática e inteligente, principalmente para quem lida com centenas e milhares de documentos deste tipo. Basicamente, a pessoa interessada aluga um box com as dimensões que precisa e tem neste espaço um ambiente seguro e 100% adequado.

Existem boxes com dimensões pequenas e outros espaços maiores, justamente para atender as mais variadas necessidades. Outro grande diferencial do sistema é que você mesmo fica com a chave do box escolhido e pode retirar ou acrescentar novos itens sempre que achar necessário, com o mínimo de burocracia possível.

Fale com quem entende do assunto

Ficou interessado(a) sobre a guarda de documentos psicológicos no sistema Self Storage? Então não perca mais tempo: fale hoje mesmo com a Localbox e trate do assunto diretamente com especialistas que lidam todos os dias com isso. Por aqui, você conta com o suporte de profissionais de altíssimo padrão e com vasta experiência no mercado, o que garante maior agilidade e precisão no atendimento.

CLIQUE AQUI para enviar seu e-mail solicitando orçamento ou mesmo para esclarecer dúvidas iniciais. Caso prefira telefonar, o número da central de atendimento é: +55 (11) 2940-3102.