O armazenamento de documentos é uma medida necessária devido a questões legais. Mas como fazer uma gestão documental para que a guarda de arquivo inativo seja feita com segurança? A solução pode estar em um self storage para arquivo morto, solução que ajuda na organização de documentos empresariais de forma prática e segura. […]
Blog
buscar no blog
Armazenamento logístico para pequenas e médias empresas: reduzindo custos e otimizando espaço
O armazenamento logístico para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) é um dos pontos mais sensíveis para o pequeno empreendedor. Ter um controle de inventário eficiente ajuda no fluxo de mercadorias e contribui para melhor planejamento dos negócios. Alugar um espaço extra em um self storage pode ser uma solução ideal para as PMEs conseguirem se consolidar e avançar no mercado.
A maioria das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) enfrenta uma realidade difícil, principalmente nos primeiros anos de atividade. Segundo pesquisa, 80% das micro e pequenas empresas não completam seu primeiro ano de vida; 60% fecham antes dos cinco anos (Fonte: IBGE).
No início, é preciso ter um controle rígido dos gastos, mas ao mesmo tempo, é necessário ter um estoque de segurança de mercadorias para serem comercializadas e fazer o capital de giro, principalmente quem trabalha no comércio.
Uma solução prática e viável para as PMEs é utilizar o espaço de um self storage, como a LocalBox, para guardar os itens do estoque. O pequeno empreendedor pagará somente pelo espaço que contratar, é uma forma de economizar e ainda ter um local para o estoque tão necessário para o início das atividades comerciais.
Por que o armazenamento logístico é um desafio para PMEs?
Não ter espaço suficiente para o estoque, ou realizar uma má gestão dos produtos armazenados atrapalha a operação e traz prejuízos financeiros para o pequeno empreendedor.
Estoque em excesso, necessariamente não significa um bom sinal, será preciso de mais espaço para armazenagem. Em um estoque volumoso, os produtos podem ficar muito tempo armazenados e perderem a validade. Outra questão é que os recursos financeiros podem estar sendo destinados somente ao abastecimento do estoque, enquanto que outros pontos, também importantes, estão sendo negligenciados.
Mesmo na situação inversa, a falta de produtos estocados resulta em vendas perdidas. Esses cenários mostram o quanto é importante ter uma eficiência logística. Tudo deve ser muito bem calculado para não ficar com estoque em excesso ou ficar sem itens essenciais que geram mais vendas. É preciso um estoque mínimo viável para manter as operações funcionando.
Esses fatores impactam diretamente no desempenho dos negócios. Pois o descontrole do estoque acarreta na falta de competitividade e leva a perdas financeiras importantes que podem comprometer a sobrevivência de uma PME.
Custo de manter espaços próprios
O aluguel de um ponto comercial é uma das maiores despesas de uma PME, por isso, o controle dos custos fixos é essencial para quem tem um empreendimento. Imagine precisar alugar um galpão tradicional com contrato de longo prazo para ter um espaço de armazenagem? Além de arcar com dois aluguéis (da loja e do galpão) o gasto fixo aumentará significativamente. Para uma PME em início de atividade, é um custo que irá comprometer em um futuro próximo, pode ter certeza.
Como o self storage pode resolver problemas de armazenamento
O self storage LocalBox oferece vantagens para as PMEs que precisam de local para montar um espaço destinado ao seu estoque, guardar produtos e materiais da empresa. Oferecemos solução flexível com boxes a partir de 1m² que poderão ser aumentados de acordo com sua necessidade. O contrário também é possível, se precisar diminuir o seu espaço, tudo é resolvido sem problema e sem burocracia.
A LocalBox tem um sofisticado sistema de monitoramento 24h, alarmes sonoros de acionamento automático sempre que algum movimento não previsto for detectado fora do horário de funcionamento. Para ter acesso aos boxes é necessário preencher um cadastro prévio que será usado para liberação de cada visita e só pessoas autorizadas têm acesso aos boxes.
Redução de custos operacionais
Ao alugar um espaço na LocalBox, você não terá custos extras, pois não há taxa adicional, necessidade de pagar condomínio, IPTU, despesas com água, energia elétrica e o completo sistema de segurança. Isso vai resultar em redução de custos operacionais e você poderá investir os recursos na sua PME.
Escalabilidade e flexibilidade
Se a atividade da sua PME oscila de acordo com a sazonalidade, ou seja, em alguns períodos do ano suas vendas disparam e em outras elas reduzem, não tem problema, você pode praticar a armazenagem sazonal. Durante a vigência do seu contrato, você pode solicitar a redução ou aumento do seu espaço na LocalBox. Avise antecipadamente que iremos providenciar o espaço necessário que você precisa. Tudo é feito sem burocracia e com rapidez.
Dicas para otimizar o armazenamento e reduzir custos
Para melhor aproveitamento do espaço no self storage e conseguir uma gestão de estoque eficiente, vamos dar algumas dicas importantes de especialista, anote.
1. Planejamento e controle de inventário
Antes de armazenar seus produtos na LocalBox, faça um inventário completo de tudo. Anotando o nome do produto, data de armazenamento, quantidade de item, enfim, todas as informações de cada mercadoria.
Ao retirar produtos, anote no inventário e dê a baixa, subtraindo o número de itens armazenados para maior controle do que precisa ser reposto. Essa gestão de estoque é essencial para evitar o excesso ou a falta de alguma mercadoria. Você pode usar suas anotações para ver quais produtos estão há muito tempo no estoque, significa que têm pouca saída. Então é hora de fazer uma promoção dessas mercadorias.
2. Setorização do espaço
No seu espaço da LocalBox, agrupe produtos semelhantes em um mesmo local e dentro de caixas, facilitam o empilhamento e a organização. Identifique cada uma delas para localizar mais facilmente cada item.
Utilize estantes para acomodar as caixas. Faça a escalabilidade no armazenamento deixando as mercadorias mais vendidas sempre à mão para facilitar a retirada.
3. Revisão periódica do espaço necessário
Realize sempre uma revisão de tempos em tempos dos produtos armazenados. Veja quais estão há mais tempo armazenados e crie uma ação de marketing para que sejam vendidos com mais rapidez para abrir espaço para novos produtos. Se precisar aumentar ou diminuir o tamanho do seu box, não tem problema. Na LocalBox, isso é resolvido rapidamente.
Soluções personalizadas para diferentes tipos de negócios
Os espaços de um self storage são bastante versáteis e PMEs dos mais diferentes modelos podem fazer uso: e-commerce, distribuidores, pequenos varejistas e prestadores de serviços.
Alguns exemplos de PMEs que podem fazer uso de um self storage para empresas para melhorar suas operações.
- E-commerce e lojistas: Pequenos varejistas podem guardar estoques de produtos sazonais, como roupas de inverno no verão. O uso de um self storage permite fazer uma logística empresarial mais eficiente em datas comemorativas, como Black Friday e Natal.
- Empresas de confecção: Podem armazenar tecidos, aviamentos e peças prontas para distribuição.
- Empresas de eventos e decoração: Materiais como estruturas modulares, móveis e itens de decoração podem ser armazenados entre um evento e outro.
Armazenamento sazonal
Outra vantagem de um self storage é que os contratos de armazenamento são flexíveis. Em períodos de maior demanda, o espaço pode ser aumentado, em épocas em que as vendas são menores, pode ser solicitada a diminuição do box. Assim, há melhor controle dos custos fixos e evita desperdícios de recursos pelo espaço ocioso.
Benefícios para pequenas e médias empresas
As vantagens oferecidas pela LocalBox aos PMEs são muitas, confira:
#1 – Locação somente do espaço necessário de acordo com o estoque;
#2 – Flexibilidade de aumentar ou diminuir o espaço contratado;
#3 – Contratação sem burocracia, não é necessário fiador ou depósito antecipado;
#4 – As mercadorias ficarão protegidas por sistemas de segurança eficientes;
#5 – Não há taxas extras, condomínios, IPTU, contas de água ou energia elétrica;
#6 – Você tem acesso sempre que precisar, não é preciso marcar hora ou aviso prévio de sua chegada;
#7 – Temos duas unidades muito bem localizadas com acesso fácil por vias de fluxo rápido;
#8 – Área exclusiva para embarque e desembarque, e equipamentos disponíveis para facilitar as operações;
Utilizando o espaço da LocalBox, você poderá focar suas energias no seu core business e conseguir uma vantagem competitiva para alavancar seus negócios.
Economia de tempo e maior produtividade
Com um estoque bem organizado, as PMEs melhoram o fluxo de trabalho e reduzem os erros de logística, tornando as operações muito mais eficientes para evoluir e se consolidar no mercado.
Vantagem competitiva
Com um armazenamento eficiente em um self storage, as empresas podem melhorar suas operações, fazer entregas mais rápidas e oferecer preços mais competitivos de suas mercadorias com a redução de custos, fatores importantes e cruciais para conquistar mais clientes.
Armazenamento com logística eficiente não se restringe às grandes corporações
Ter um armazenamento com logística eficiente não se restringe às grandes corporações. PMEs podem utilizar um self storage para criar seu estoque e permitir a redução de custos, otimizar seu espaço físico e se dedicar aos negócios principais do seu empreendimento.
O self storage oferece uma gestão profissional e os produtos ficarão muito bem protegidos, seguros e podem ser retirados no momento oportuno.
Se você é um empreendedor e tem uma PME experimente armazenar na LocalBox, a logística do seu estoque será muito mais eficiente e você terá muitos benefícios que farão sua empresa crescer, se consolidar e atingir novos patamares. Fale com a gente.