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Estratégias de marketing para negócios de self storage: conquistando o seu espaço no mercado
Estratégias de marketing para self storage são fundamentais para a consolidação dos negócios. Existem diversos recursos que podem beneficiar o posicionamento da marca, conseguir a geração de leads, ter a otimização de conversões até chegar à fidelização de clientes. Um bom plano de marketing é certeiro e atinge resultados surpreendentes.
Em áreas competitivas como a do self storage, mostrar seus diferenciais e sobressair entre a concorrência é fundamental. Uma estratégia de marketing digital eficiente pode se tornar a ferramenta que irá alavancar o negócio em relação aos demais.
Ao longo da matéria iremos expor algumas táticas para implantar em um self storage e assim, conseguir atrair e fidelizar os clientes.
Entendendo o público-alvo no setor de self storage
Em qualquer negócio é importante saber para quem está vendendo. Entender as necessidades do público, conhecer seu perfil, saber se são pessoas físicas ou jurídicas e qual a segmentação (estudantes, profissionais liberais, empresas, comércio, e-commerce, etc).
É possível conseguir essas informações com o cadastro de cliente exigido pelo self storage, mas e quem não é cliente? Uma pesquisa de mercado pode trazer essas respostas e ainda munir com informações importantes para se chegar até eles, como região onde moram, seus hábitos de consumo, entre outros dados relevantes.
Com as informações da pesquisa, é possível criar personas – termo usado em marketing para traçar padrões de perfis para segmentação do público-alvo. Todas as ações de marketing serão direcionadas para atender as aspirações dessas personas e assim, conseguir chegar até elas para estabelecer uma relação que pode gerar negócios.
Posicionamento e branding para negócios de self storage
Investir em uma marca forte que transmita os valores e a atividade da empresa é uma das estratégias mais importantes para qualquer empresa. Posicionar-se no mercado significa como será a atuação frente aos consumidores e concorrentes; a imagem corporativa que deseja transmitir; como será sua atividade e diferenciais.
Construção da marca
Em marketing, dizemos que a marca é o bem mais valioso da empresa. Ela acompanhará toda sua trajetória; o cliente irá reconhecê-la pelo visual e fará a relação entre a marca e sua atividade; como a postura da empresa no seu segmento. Viu como a marca reúne uma série de valores importantes? No caso do segmento de self storage, os conceitos de segurança e confiança devem ser facilmente identificáveis, afinal são os pilares da empresa. Vamos dar como exemplo a nossa marca.

Diferenciação no mercado
Na estratégia do marketing digital, os principais diferenciais devem ser evidenciados. Exemplos: sistema segurança, localização privilegiada, flexibilidade de contratos, horário de atendimento estendido, facilidade de contratação, personalização de espaços, atendimento dedicado, entre outros. Enfatize também as vantagens, como as vantagens em relação a outras formas de locação (armazéns comerciais, 2º imóvel, etc).
Estratégias de marketing digital para self storage
Um plano de estratégias de marketing completo reúne diversas ações a serem implementadas.
Marketing de conteúdo e SEO
As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) colocam a página do site nas primeiras colocações da busca orgânica. Isso é conseguido fazendo um trabalho com palavras-chave sobre o assunto que as pessoas mais buscam. O SEO pode estar em conteúdos de blog, artigos, vídeos e até mesmo no texto do próprio site.
Um conteúdo relevante traz informações importantes para que as plataformas de busca coloquem o site nas primeiras colocações da primeira página. Foi comprovado que os usuários clicam nos primeiros nomes que aparecem na pesquisa, por isso da importância de estar bem colocado.
Redes sociais e publicidade online
Posts que as pessoas curtem, compartilham e comentam nas redes sociais, acabam sendo distribuídos para mais usuários. Estamos falando do Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube. Quanto maior a interação com os posts, mais relevante a publicação se torna. A probabilidade de viralizar (com milhares de interações) faz as plataformas entregarem para mais seguidores e potenciais clientes. Já as campanhas de anúncios pagos via Google Ads são aquelas que aparecem como ‘patrocinado’. É bem provável que você passe a ver outros anúncios patrocinados ao acessar um portal de notícias ou outros sites.
Um bom exemplo de campanhas digitais bem sucedidas é a do Magazine Luiza. Eles têm forte presença no digital e a Magalu – mascote da loja – tornou-se uma personagem presente que interage com os usuários e existe até uma versão virtual para algumas ações da empresa.
Inbound marketing
Atrair e engajar clientes por meio de conteúdo relevante, este é o foco do inbound marketing. Para atingir essas metas são elaborados e-books, webinars, matérias para blog e newsletters que as pessoas possam obter de forma gratuita mediante um cadastro prévio. Isso faz parte do marketing de relacionamento, pois aproxima a empresa do usuário por meio dos materiais que trazem informações relevantes. Essa estratégia cria uma imagem de autoridade para a empresa ao nutrir os leads com assuntos personalizados, aumentando as chances de conversão.
Ferramentas e métricas para análise de desempenho
As métricas existem para fazer uma análise de desempenho das campanhas digitais. Assim é possível ver se a estratégia de marketing digital está tendo os resultados esperados.
Monitoramento de resultados
É importante monitorar as métricas e KPIs da publicidade online, para isso são usadas ferramentas como o Google Analytics e o SEMrush que trazem dados como:
- Taxa de conversão: indica o percentual de visitantes do site que completaram a ação desejada;
- CPL (custo por lead): mede o custo de gerar um novo lead;
- ROI (retorno sobre o investimento): calcula o lucro obtido em relação ao valor investido.
Com os resultados das campanhas publicitárias é possível conhecer o comportamento do usuário, as palavras-chave mais utilizadas e ajustar as estratégias para melhorar a performance das campanhas.
Dicas práticas para empreendedores
Confira três dicas práticas que o novo empreendedor de self storage pode adotar para tornar o marketing digital mais certeiro:
- Segmentação precisa: invista em anúncios direcionados a públicos específicos, como pessoas em processo de mudança ou empresas que precisam de espaço para montar um estoque extra.
- Conteúdo educativo: crie materiais que ajudem o cliente a entender o valor do serviço, como guias, e-books e tutoriais sobre organização e armazenamento.
- Remarketing eficaz: alcance potenciais clientes que visitaram o site (mas não converteram) com campanhas personalizadas de lembretes.
- Parcerias estratégicas: forme alianças com empresas de mudanças ou imobiliárias, criando pacotes exclusivos para os clientes desses segmentos.
- Aproveite a geolocalização: use anúncios baseados em geolocalização para atrair clientes próximos ao self storage.
Ter uma estratégia de marketing digital é essencial
Uma estratégia de marketing digital é essencial em todos os segmentos de mercado, e no self storage não é diferente. Por isso, o plano deve ser completo e abranger diferentes frentes. Site, redes sociais, técnicas de SEO, elaboração de e-book, e-mail marketing, tutoriais, trabalho de branding, são iniciativas que devem fazer parte de um bom plano de marketing.
Você também pode implantar as dicas que falamos e desenvolver uma estratégia de marketing digital personalizada para sua empresa e assim, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.
Procure se informar mais sobre os recursos de marketing digital, branding e demais ferramentas para poder implementar na sua empresa, consulte uma agência especializada. Você estará fortalecendo sua marca no setor, terá uma conexão mais forte com os clientes e poderá incrementar seus negócios.