O self storage é uma solução prática de armazenamento para estudantes que cursam faculdade em outra cidade, principalmente no período das férias universitárias ou se precisam se ausentar das atividades escolares em período de curta duração. Por que estudantes precisam de soluções de armazenamento nas férias? Estudantes que frequentam escolas muito longe de […]
Blog
buscar no blog
Como resolver problemas de estoque cheio? Conheça 6 causas e soluções

É preciso redobrar a atenção em relação ao controle de mercadorias no estoque da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte
Quem acompanha as postagens por aqui sabe que levamos muito a sério o estoque de mercadorias. E nem poderia ser diferente, afinal somos especializados em sistemas de armazenamento e entendemos perfeitamente as necessidades dos clientes, o que eles realmente precisam no dia a dia. Uma prova disso é o post de hoje, com dicas para resolver problemas de estoque cheio e também como resolver cada situação mais comum. Continue a leitura.
6 situações que podem levar ao estoque cheio
- Compra de produtos acima do esperado: é a causa mais comum quando lidamos com problemas de estoques cheios, sendo esta uma situação que pode ocorrer em pequenas ou grandes empresas. O empreendedor / empresário precisa saber com o máximo de exatidão possível quando precisa comprar de um determinado item para atender a demanda. Isso é necessário porque mercadorias excedentes representam um custo, muito em razão da depreciação.
- Falta de conferência: quem controla centenas ou milhares de produtos todos os meses precisa se atentar à conferência periódica, justamente para verificar o que está em falta, o que precisa ser reposto com mais urgência, os pedidos que podem esperar e assim por diante. Para evitar um estoque cheio, é preciso redobrar a atenção neste ponto.
- Armazenamento inadequado: todo espaço é precioso, principalmente quando pensamos em dezenas ou centenas de caixas que guardam milhares de produtos. É preciso armazenar tudo adequadamente, com segurança, para otimizar o espaço disponível. Em muitos casos, o estoque pode nem estar 100% lotado, apenas organizado da maneira errada.
- Falta de controle digital: toda empresa, por menor que seja, precisa ter um controle digital do seu estoque, com datas e quantidades de entradas e saídas, localização dos itens e assim por diante. O controle pode ser uma planilha digital, como via Excel, ou mesmo online em sistemas como o Google Drive que permitem acesso a partir de qualquer dispositivo e local. Tal controle de todas as movimentações reduz consideravelmente as chances de lotação do estoque.
- Cadastro de todos os itens: você precisa cadastrar todos os itens do estoque com suas descrições completas, sem deixar passar nenhum detalhe em relação a quantidades, origens, tipos, data de validade e outros pontos relevantes. É preciso criar um padrão para que o controle seja ainda mais completo. Uma planilha digital e bem objetiva faz toda a diferença e pode evitar que você compre produtos que não precisa, que já estão no estoque e que somente não estão detalhados.
- Segurança: é um fator determinante para o bom gerenciamento de qualquer tipo de estoque, isso porque a segurança reforçada evita roubos e furtos de mercadorias, assim como também a utilização do estoque para armazenamento indevido, o que pode gerar problemas de estoque cheio. O acesso de pessoas não autorizadas e a falta de um sistema de monitoramento por vídeo são dois dos grandes problemas relacionados.
Estoque de mercadorias é com a LocalBox!
Grande parte dos problemas que causam estoque cheio pode ser resolvida com a terceirização, com o aluguel de espaços preparados para receber suas mercadorias com segurança e muita praticidade. A LocalBox trabalha exatamente com isso e oferece boxes para empresas de pequeno, médio e grande porte. Espaços com dimensões variadas, para atender 100% das necessidades dos clientes e com todo o suporte de segurança que você procura.
Outro diferencial é que você mesmo fica com a chave do local e pode realizar a retirada dos itens do estoque quando achar melhor, com o mínimo de burocracia. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Fale com um dos nossos especialistas.