home

Como organizar documentos no self storage

Por:Bruno Aires
Image de capa do post Como organizar documentos no self storage

Como organizar documentos no self storage

A necessidade de manter documentos importantes organizados e bem guardados, não é só questão de praticidade, é uma conformidade legal dos órgãos fiscalizadores. Seja para documentos empresariais ou pessoais, guardá-los em um espaço para essa finalidade, como em um self storage, facilita muito essa prática.

 

Ao longo de um ano vamos acumulando diversos documentos que, mensalmente, precisam ser guardados por determinado tempo. A quantidade é grande, veja só: comprovantes de pagamento de contas de consumo (água, energia, internet, gás, etc), taxas do carro (IPVA), da casa (IPTU), contracheques, notas fiscais, mensalidade do convênio médico, etc. Enfim, são muitos papéis e, a maioria precisa ser guardada por anos. 

Existem ainda, aqueles documentos extremamente importantes que precisam ser guardados com muito cuidado, como a escritura da casa, os comprovantes eleitorais, documentos pessoais (certidão de nascimento, casamento, etc) ou então o recibo de venda de algo valioso, por exemplo.

Por isso, a organização na guarda desses documentos é essencial e evita uma série de transtornos, pois a qualquer momento você pode precisar de algum item. Mas, onde guardar essa infinidade de documentos com segurança e não ocupar muito espaço em casa ou na empresa? Continue a leitura que vamos dar algumas dicas.

 

Por que organizar documentos é importante?


Existem normas no nosso país que regulam o tempo que as documentações precisam ser guardadas, sabia? São determinações que estão no Código Civil, Código Tributário Nacional e até mesmo na Constituição Federal (Fonte: Fecomercio-SP). Dependendo do tipo de documento, o período é diferente de um para o outro.

Por isso, organizar os documentos importantes para poder guardá-los com segurança, não é só uma questão de prevenção, mas também, de seguir as normas estabelecidas. Sem falar que evita uma série de problemas futuros, afinal, são as provas cabais dos pagamentos efetuados e dos negócios realizados (no caso de contratos). 

Para não se perder na organização de arquivos, o ideal é ter um espaço destinado a essa finalidade, pois facilita encontrá-los quando necessário. Se precisar de algo, é só ir até esse local e pegar o documento, simples, né? Nem sempre é assim que funciona.

O hábito de largar os papéis ou documentos em qualquer lugar é a coisa mais normal do mundo. Depois de um tempinho, esquecemos deles e acabam se perdendo ou até mesmo sendo jogados fora por descuido. Só nos damos conta quando estamos precisando e, já reparou, que a necessidade é sempre urgente?

Para evitar isso, tenha um espaço específico para a guarda dos documentos de maneira organizada e segura, para que sempre que precisar, tenha fácil acesso a ele. Mas, e se esse espaço para o arquivamento de documentos for em outro lugar que não seja sua casa ou empresa, como um self storage, por exemplo?

Será uma forma de você evitar a ocupação de espaços valiosos que poderiam ser utilizados de outra forma, seja na sua residência ou no empreendimento que você possui. 

Se for documentos empresariais, a organização deve ser ainda mais rigorosa, pois o volume é muito maior, são notas fiscais, registro de empregados, licenças, laudos de vistoria, impostos, taxas, apólice de seguro, enfim, são muitos papéis. Como já comentamos, dependendo da natureza do documento, há um período certo para mantê-lo guardado.

Segundo o Procon, por exemplo, comprovantes das contas de consumo – água, energia, internet, gás – devem ser mantidos por pelo menos cinco anos para comprovar que foram quitados!

 

Preparando os documentos para o armazenamento

 

Classificação e Separação

Antes de sair guardando os documentos importantes aleatoriamente, não esqueça de selecionar, separar e colocar em ordem cronológica ou alfabética.  Esta preparação antecipada é muito importante para que tudo fique em ordem e fácil de ser localizado posteriormente. 

 

Utilização de Etiquetas e Identificação

Após separar os documentos, guarde-os em caixas de arquivo, existem os modelos de plástico transparente para você separar cada item e pode usar etiquetas para documentos. Além de permitir a visualização do seu interior, as caixas plásticas são mais duráveis e resistentes ao tempo. Também facilitam a colocação ou retirada de etiquetas adesivas, caso precise atualizar o nome na caixa.

 

Digitalização de Documentos Importantes

Outra dica prática: faça uma planilha digital e identifique a caixa de arquivo e o que cada uma contém. Tenha a lista sempre à mão para consultar na hora de guardar ou retirar algo. Assim, você evita ter que manusear todas as caixas até encontrar a que realmente precisa. 

Na parte externa das caixas de arquivo, coloque etiquetas nomeando o que cada uma contém, como: contas de consumo, recibos médicos, documentos trabalhistas, documentos fiscais, comprovantes para o IR, etc. Dessa forma, fica mais fácil saber o que cada uma possui e, com a ajuda da planilha, você vai direto na caixa que deseja.

Agora, uma dica de segurança: durante a organização, aproveite e faça a digitalização dos documentos a fim de ter um backup de tudo o que vai guardar. Sempre pode ocorrer desgastes naturais, possíveis danos e até ficarem inelegíveis depois de muito tempo armazenados, principalmente se não for da forma adequada.

Você deve estar se perguntando: só o arquivo digital não basta? Acredite, para segurança de documentos, invista nas duas versões, principalmente naqueles papéis mais importantes.

 

Escolhendo o self storage ideal


Como já dissemos, o self storage pode ser um ótimo lugar para guardar seus documentos, além de terem infraestrutura segura, você pode alugar o espaço no tamanho que precisa e pelo tempo necessário, assim, você libera aquele espaço valioso que tem em casa ou na sua empresa e que pode ser utilizado de forma mais prática. 

 

Localização e Acessibilidade

Na hora de escolher o self storage, opte por um que esteja próximo da sua casa ou empresa e que seja de fácil acesso, assim, sempre que precisar, você pode recorrer a ele rapidamente, seja para guardar documentos ou retirar algum item.

 

Segurança e Monitoramento

O self storage ideal tem um sistema de segurança eficiente e só pessoas autorizadas e munidas com a chave do seu box podem acessar. Ainda conta sistema de monitoramento 24 horas com empresas especializadas que aumentam a segurança do local e de seus pertences.

 

Tamanho Adequado para suas Necessidades

Outra vantagem é que existem boxes dos mais diferentes tamanhos. Se o volume que precisa guardar é pequeno, escolha um box menor, caso contrário, escolha um com medidas maiores. Para otimizar o interior, é possível colocar estantes para ganhar mais espaço vertical e assim, ocupar melhor o box para organizar os documentos. Importante: não esqueça de deixar um lugar para se locomover dentro do box, além de ser recomendável e muito útil ao acessar seus documentos.


Técnicas de armazenamento no self storage

Utilização de Caixas Arquivo

As caixas de arquivo de plástico são facilmente encontradas em papelarias. Elas são feitas nas medidas para acomodar papéis do tamanho A4, o formato mais comum utilizado na impressão de documentos. 

 

Organizadores e Pastas Suspensas

Quer aumentar a organização? Utilize dentro das caixas, pastas suspensas para separar documentos. Por exemplo, na caixa arquivo de contas de consumo, você pode ter pastas para cada tipo de boleto: energia, água, gás, internet, etc. O bom é que essas pastas podem ser identificadas por etiquetas para documentos, elas ficam bem visíveis e facilitam saber o que a pasta contém e você tem acesso mais rápido.

 

Evitando Umidade e Danos

O armazenamento seguro e de forma correta e com os cuidados necessários, a preservação de papel é mais duradoura e fica íntegro por longo tempo. Aliás, os boxes nos self storages têm aberturas para a circulação de ar em seu interior para proteção contra umidade que pode danificar a papelada.

 

Dicas extras para manter a organização

 

Revisão Periódica dos Documentos

Depois de um período, outros documentos irão se acumulando, então, chegou a hora de ir até o self storage para fazer a manutenção de arquivos antigos pelos novos. Crie um calendário para realizar essa troca que pode ser até semestralmente, assim você aproveita para verificar como está o armazenamento em seu box. 

 

Atualização das Etiquetas e Identificações

Caso surjam novos tipos de documentos para serem guardados, abra uma nova caixa arquivo, atualize a planilha, coloque a etiqueta para identificá-la e inicie o armazenamento. É claro, se for um documento único, que não haverá outro igual, você pode guardar esses tipos de documentos em uma só caixa de arquivo para otimizar o espaço e o material.

 

Manutenção da Limpeza no Espaço de Armazenamento

Quando for ao self storage, aproveite e realize uma rápida limpeza para evitar o acúmulo de pó no interior do box e assim, manter o local limpo e organizado.

 

Recapitulando o porque organizar documentos é importante

Ao fazer a organização de documentos, tenha em mente que, além de seguir a conformidade legal, você evitará uma série de transtornos futuros, caso precise de algum papel importante. 

Se você precisa de um espaço de armazenamento que seja seguro, tenha fácil acesso e fique tudo organizado, a locação em um self storage é a solução inteligente e ideal. Você vai poder utilizar melhor os ambientes da sua casa ou empresa e ainda ter muitas vantagens. Pode confiar!

Mais artigos relacionados
Image de capa do post Self storage para reformas: como proteger seus móveis e pertences durante obras
Self storage para reformas: como proteger seus móveis e pertences durante obras

Durante uma obra em casa, a mobília precisa ficar bem protegida para evitar danos. Se for em um ambiente ocupado, o melhor é tirar todos os pertences para que o trabalho flua tranquilo e os móveis fiquem em segurança. A solução do self storage é uma ótima saída, porque é possível liberar os espaços e […]

saiba mais
Image de capa do post Self storage para produtos de e-commerce: como armazenar e organizar estoque com eficiência
Self storage para produtos de e-commerce: como armazenar e organizar estoque com eficiência

Utilizar um self storage para produtos de e-commerce é uma maneira inteligente, prática e muito funcional de manter uma logística eficiente. O tamanho do espaço pode se adaptar às demandas do mercado, seja em época de poucas vendas ou em momentos de expansão do e-commerce.   Os desafios de gestão de estoque para lojistas virtuais […]

saiba mais
Image de capa do post Como self storage ajuda na preparação de mudanças de casa ou escritório
Como self storage ajuda na preparação de mudanças de casa ou escritório

Mudar de casa ou de escritório é um momento marcante. Junto com a expectativa do novo, surgem também desafios logísticos que podem gerar estresse e desorganização. Por isso, cada vez mais pessoas e empresas têm recorrido ao self storage para mudanças de casa e escritório como uma solução prática e segura para facilitar essa transição. […]

saiba mais
Image de capa do post Self storage e sustentabilidade: como reduzir o impacto ambiental ao armazenar seus pertences
Self storage e sustentabilidade: como reduzir o impacto ambiental ao armazenar seus pertences

Sabia que o self storage pode ser uma opção de armazenamento ecologicamente correto? Alugando um box evita a necessidade de obras para reformar o imóvel para acomodar todos os pertences, consequentemente, não ocorre a geração de resíduos de construção. Sem falar que você mesmo, usuário de um self storage pode contribuir para práticas verdes no […]

saiba mais
Image de capa do post Vantagens do self storage como extensão do escritório para profissionais liberais
Vantagens do self storage como extensão do escritório para profissionais liberais

Profissionais liberais dos mais diferentes setores têm uma preocupação em comum: o armazenamento empresarial. Onde guardar documentos e arquivos profissionais que se acumulam ao longo do tempo? Ter um espaço extra para profissionais autônomos com o objetivo de manter a organização de materiais de trabalho em ordem e acessível, pode ser um desafio, mas alugar […]

saiba mais
Image de capa do post Self storage para arquivo morto: libere espaço e garanta segurança para documentos da sua empresa
Self storage para arquivo morto: libere espaço e garanta segurança para documentos da sua empresa

O armazenamento de documentos é uma medida necessária devido a questões legais. Mas como fazer uma gestão documental para que a guarda de arquivo inativo seja feita com segurança? A solução pode estar em um self storage para arquivo morto, solução que ajuda na organização de documentos empresariais de forma prática e segura.     […]

saiba mais
Image de capa do post Como o self storage pode ajudar na logística de eventos e feiras
Como o self storage pode ajudar na logística de eventos e feiras

A organização de feiras e convenções pede uma logística de curta duração, porque o trabalho é intenso, dura poucos dias e, por isso, não pode ter falhas. Um self storage com boxes de armazenamento de materiais, pode ser um aliado perfeito durante todo o período do evento, seja na montagem e desmontagem de estandes, na […]

saiba mais
Image de capa do post Self storage para estudantes: solução prática para guardar pertences nas férias
Self storage para estudantes: solução prática para guardar pertences nas férias

O self storage é uma solução prática de armazenamento para estudantes que cursam faculdade em outra cidade, principalmente no período das férias universitárias ou se precisam se ausentar das atividades escolares em período de curta duração.   Por que estudantes precisam de soluções de armazenamento nas férias?   Estudantes que frequentam escolas muito longe de […]

saiba mais
Image de capa do post Expansão de negócios de self storage: como escalar sua operação com eficiência
Expansão de negócios de self storage: como escalar sua operação com eficiência

Elaborar um planejamento estratégico para os negócios de expansão de self storage é essencial para ter sucesso nessa nova etapa. É uma decisão que deve ser muito bem estudada, pois envolve uma série de fatores, como: investimento em infraestrutura, análise financeira, gestão operacional, entre outros pontos.     O setor de self storage no Brasil […]

saiba mais
Image de capa do post Self storage para expositores: a solução ideal para guardar materiais durante a Expo Imigrantes
Self storage para expositores: a solução ideal para guardar materiais durante a Expo Imigrantes

A logística é um dos gargalos ao participar de eventos em São Paulo. A cidade recebe muitos deles e de grandes dimensões. Um planejamento detalhado deve ser elaborado para levar equipamentos de exposição até o local e realizar a guarda de materiais de estande para feiras e exposições. Falhar em algum ponto pode atrapalhar a […]

saiba mais
Image de capa do post Estratégias de marketing para negócios de self storage: conquistando o seu espaço no mercado
Estratégias de marketing para negócios de self storage: conquistando o seu espaço no mercado

Estratégias de marketing para self storage são fundamentais para a consolidação dos negócios. Existem diversos recursos que podem beneficiar o posicionamento da marca, conseguir a geração de leads, ter a otimização de conversões até chegar à fidelização de clientes. Um bom plano de marketing é certeiro e atinge resultados surpreendentes.     Em áreas competitivas […]

saiba mais
Image de capa do post Desafios e oportunidades no mercado de self storage: o que você precisa saber
Desafios e oportunidades no mercado de self storage: o que você precisa saber

Os desafios e as oportunidades em self storage fazem parte do cenário atual desse setor. Como todo negócio, é preciso elaborar um planejamento estratégico robusto, criar ações pontuais para oferecer a melhor experiência aos clientes e investir em tecnologia. Mas nem tudo são apenas desafios, é um mercado em franca evolução que pode trazer um […]

saiba mais
Image de capa do post Franquias de self storage: um modelo de negócio em expansão
Franquias de self storage: um modelo de negócio em expansão

Ter uma franquia pode ser a melhor forma de empreender. Você entrará em um setor já estabelecido, terá um modelo de operação testado e o franqueador dará todo apoio para o seu início dos negócios. O setor de self storage no Brasil ainda está se desenvolvendo e tem potencial de crescimento enorme. Leia a matéria […]

saiba mais
Image de capa do post Inovação no setor de self storage: tendências e tecnologias para empreendedores
Inovação no setor de self storage: tendências e tecnologias para empreendedores

A inovação em self storage é uma importante ferramenta para conseguir um gerenciamento inteligente dos negócios. Tecnologias como a internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e blockchain podem promover a otimização de processo e trazer soluções modernas para o setor.   O setor de self storage tem mostrado um crescimento real nos últimos anos. […]

saiba mais
Image de capa do post Empreendedorismo e self storage: oportunidades de atuação que inspiram
Empreendedorismo e self storage: oportunidades de atuação que inspiram

O self storage é um setor que está em expansão devido ser uma atividade relativamente recente no Brasil. O segmento tem se mostrado promissor e os investidores que apostaram nesse ramo de negócio estão obtendo o retorno esperado e até superado suas expectativas.   Alugar um espaço dedicado a armazenar os pertences para deixar os […]

saiba mais
Image de capa do post Como investir em self storage: oportunidades de negócios e retorno financeiro
Como investir em self storage: oportunidades de negócios e retorno financeiro

Se você é um investidor e deseja iniciar um negócio que está em uma fase próspera, precisa conhecer a franquia de self storage LocalBox. É uma atividade que está em pleno crescimento e a demanda por espaço extra para a casa ou empresa tem aumentado significativamente. A operação é simples, de baixo custo e, por […]

saiba mais
Image de capa do post Organizando itens diversos em self storage: dicas para quem precisa liberar espaço em casa ou no escritório
Organizando itens diversos em self storage: dicas para quem precisa liberar espaço em casa ou no escritório

A organização residencial ou do escritório é um ponto crucial para viver ou trabalhar bem. Por isso, se a falta de espaço é um problema por ter muitos objetos, a solução pode estar em um self storage. Além de poder guardar o que está em excesso nos ambientes, você tem muitos benefícios e facilidades ao […]

saiba mais
Image de capa do post Empreendedorismo e self storage: como crescer sem gastar com infraestrutura própria
Empreendedorismo e self storage: como crescer sem gastar com infraestrutura própria

Startups e PMEs (Pequenas e Médias Empresas) podem encontrar em self storages a solução ideal para reduzir os custos operacionais com aluguel de espaço para sua infraestrutura e, paralelamente, conseguir implementar uma logística de armazenamento eficiente para os negócios.   Empreender exige um planejamento estratégico bem elaborado e uma gestão eficiente dos recursos, principalmente nos […]

saiba mais
Image de capa do post Armazenamento logístico para pequenas e médias empresas: reduzindo custos e otimizando espaço
Armazenamento logístico para pequenas e médias empresas: reduzindo custos e otimizando espaço

O armazenamento logístico para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) é um dos pontos mais sensíveis para o pequeno empreendedor. Ter um controle de inventário eficiente ajuda no fluxo de mercadorias e contribui para melhor planejamento dos negócios. Alugar um espaço extra em um self storage pode ser uma solução ideal para as PMEs conseguirem se […]

saiba mais
Image de capa do post Organizando seu acervo de livros: como o self storage mantém sua coleção segura
Organizando seu acervo de livros: como o self storage mantém sua coleção segura

Para quem gosta de ler e tem uma compulsão por novos títulos, manter a organização de acervo de livros pode ser complicado, pois eles ocupam um espaço considerável. Uma solução prática e eficiente é utilizar um self storage para ter acesso sempre que precisar e ainda manter os ambientes da casa ou escritório em ordem. […]

saiba mais