Elaborar um planejamento estratégico para os negócios de expansão de self storage é essencial para ter sucesso nessa nova etapa. É uma decisão que deve ser muito bem estudada, pois envolve uma série de fatores, como: investimento em infraestrutura, análise financeira, gestão operacional, entre outros pontos. O setor de self storage no Brasil […]
Blog
buscar no blog
Self storage para organização do condomínio: uma solução prática para espaços pequenos
Usar a garagem de condomínio ou o espaço multiuso para guardar pertences pessoais é um problema comum para a gestão condominial. Os apartamentos atuais são pequenos e o espaço pode ser insuficiente para guardar tudo o que o morador possui, por isso recorre a esses espaços. Mas se recorrer a um self storage, é possível ter um armazenamento seguro dos pertences para conseguir uma organização residencial mais efetiva.
A falta de espaço em grandes centros urbanos acaba afetando o tamanho dos imóveis, que estão cada vez mais compactos e dificulta a organização dos pertences, principalmente os itens pouco usados no dia a dia que acabam atrapalhando a circulação e ocupando espaços valiosos que poderiam ser utilizados de forma mais racional.
Essa falta de espaço para armazenagem pode ser solucionada pelo self storage. Aqui na LocalBox, você pode considerar os nossos espaços como uma extensão da sua própria casa para guardar objetos pouco utilizados na sua rotina. O acesso aos seus pertences é fácil – dentro do nosso horário de funcionamento – você pode vir a hora que precisar, sem precisar marcar hora ou agendar a visita. Assim, você consegue liberar um espaço valioso em seu apartamento para ter melhor qualidade de vida.
A realidade dos apartamentos pequenos e a falta de espaço
Em cidades grandes como São Paulo, os lançamentos imobiliários optam por imóveis compactos e em maior número para otimizar o espaço do terreno. Não é incomum prédios com diversos apartamentos pequenos por andar, a consequência são metragens internas reduzidas que dificultam a organização dos pertences dentro de casa.
Bicicletas, malas de viagem, pranchas de surfe, utensílios de praia (guarda-sol, cadeiras, cooler), vestidos de festa, roupas pesadas de inverno, decorações natalinas, louças utilizadas em ocasiões especiais e eletrônicos antigos são alguns itens que podem ser guardados com segurança em um self storage. Como são itens pouco utilizados, você consegue desafogar espaços valiosos nos armários e guarda-roupas para ocupar com coisas utilizadas no dia a dia.
O desafio de utilizar a garagem e espaços multiuso para armazenamento
Utilizar a garagem ou o espaço multiuso como lugar para armazenar pertences pessoais pode colocar em risco a segurança dos demais condôminos. Objetos amontoados atrapalham a circulação das pessoas ou de veículos, até mesmo algum item pode cair sobre alguém e causar danos físicos. O que pode ocorrer também, é algum objeto ser furtado, que causará um problema ainda maior.
Ao permitir o uso da garagem ou espaços multiuso para outras finalidades não previstas no plano original, pode trazer dificuldades na gestão do condomínio, pois a desorganização desses locais irá atrapalhar a convivência dos demais moradores e será uma fonte de conflitos.
Como o self storage oferece soluções para condôminos e gestores
Como vimos, armazenar os pertences fora de um local adequado no condomínio pode gerar muitos problemas, tanto para os moradores quanto para o gestor, que precisará mediar os conflitos.
Alugar espaços em um self storage para transformá-los em uma extensão da casa, pode ser uma solução prática e inteligente para guardar objetos de pouco uso. Não precisa marcar hora para retirar os pertences, eles ficarão seguros enquanto estiverem armazenados. Aqui na LocalBox, nossos espaços têm sistemas de monitoramento 24h, alarmes com acionamento por sensor de presença, controle rigoroso no acesso das pessoas e ambientes comuns limpos e higienizados regularmente.
Utilizar os nossos espaços para guardar os objetos de pouco uso tem muitas vantagens, veja só: libera os ambientes dos apartamentos para melhor circulação interna e ter mais qualidade de vida; as garagens e os espaços multiuso voltam a ter sua utilização original; a gestão evitará conflitos entre os moradores incomodados com o uso indiscriminado desses espaços, só para citar algumas situações que podem ser evitadas.
Benefícios para moradores: espaço extra e organização
Viver em um ambiente funcional proporciona uma tranquilidade, pois tudo fica organizado. Quem mora em apartamento pequeno sabe que isso precisa ser seguido à risca e quanto menos objetos ou móveis nos cômodos, melhor para conseguir uma casa assim.
Deixar itens sazonais ou aqueles de pouco uso nos ambientes, você vai conseguir uma casa mais funcional. Objetos como enfeites de datas natalinas (Natal, Páscoa, Halloween), acessórios esportivos (bicicleta, pranchas de surf), itens de viagem (malas, cadeira de praia, guarda-sol, etc) ou móveis extras que não couberam no apartamento podem ser armazenados em um self storage. Quando precisar de algo é só ir e buscar, será como um cômodo da sua casa.
Para facilitar na hora de retirar algo do espaço de armazenamento no self storage, nós da LocalBox daremos algumas dicas para tornar essa operação mais prática e fácil, vamos lá?
- Triagem: escolha os itens que irão para o self storage. Lembre de optar por objetos que são de pouco uso;
- Embalagem: depois que escolher os itens, embale utilizando papel, plástico-bolha, papelão para evitar danos aos objetos;
- Encaixotamento: coloque os itens correlacionados na mesma caixa, por exemplo, decorações de Natal – bolas, guirlanda, festão, pisca-pisca, etc);
- Etiquetagem: no lado de fora de cada caixa, coloque uma etiqueta, que dê leitura de longe, para rápida identificação;
- Empilhamento: providencie uma estante para empilhar as caixas ordenadamente. Ao ganhar o espaço vertical do box, você racionaliza a ocupação do seu box;
- Itens de acesso rápido: deixe na parte da frente os objetos que sabe que serão usados com mais frequência, isso facilita na hora de retirar algo;
- Visitas frequentes: de tempos em tempos, faça uma visita ao seu box, mesmo que não for retirar ou repor algum objeto para verificar as condições de armazenamento.
Seguindo essas dicas você consegue aproveitar melhor seu espaço no self storage e os seus pertences ficarão muito mais organizados.
Segurança e proteção dos pertences
Utilizar garagens e áreas comuns de condomínios para armazenar os objetos que não cabem no apartamento traz riscos. São áreas vulneráveis, pois muitas pessoas têm acesso, como outros moradores, visitantes e prestadores de serviços. Muitas vezes essas áreas são pouco vigiadas e o risco de ocorrências de furtos ou danos ao patrimônio é grande.
Escolher armazenar seus pertences em um self storage oferece uma segurança de pertences, pois o espaço é exclusivo e só quem tem a chave do box pode acessar. E não é só isso, o acesso à área de box só é permitida só a pessoas autorizadas. Aqui na LocalBox, a recepção já confere o cadastro e as autorizações de acesso de quem chega. A segurança contra invasores é reforçada pelo sistema de monitoramento 24h em todo o imóvel e alarmes sensíveis detectam pessoas que entram fora do horário de funcionamento.
Facilidade de manutenção das áreas comuns no condomínio
Utilizar o self storage para armazenar o que não cabe em um pequeno apartamento é uma solução prática e fácil e evita uma série de problemas, caso os pertences fiquem na garagem ou em áreas comuns do condomínio. Danos e furtos são alguns deles, mas não são só isso. Ao indicar um espaço extra para moradores e assim conseguir liberar as áreas comuns, o trabalho de limpeza e manutenção do condomínio fica mais fácil. O acúmulo das coisas é uma fonte para o aparecimento de roedores e insetos que podem transmitir doenças às pessoas e aos animais domésticos. Também impedem o acesso aos locais para realização de possíveis inspeções de segurança, reparos elétricos e hidráulicos, etc.
Deixando a garagem e as áreas comuns livres, melhora a estética do condomínio e esses espaços, antes ocupados por objetos pessoais, podem retornar às suas funções originais. As garagens para a guarda de carros e as áreas comuns para que todos os condôminos possam aproveitar melhor esse espaço destinado ao coletivo.
A importância de espaços bem geridos
Quando os espaços da garagem e as áreas comuns dos condomínios são bem geridos, todos ganham. O acúmulo de objetos no espaço da garagem pode gerar danos aos veículos dos vizinhos e causar acidentes involuntários. Isso pode ser uma fonte de grandes atritos entre os moradores cujo resultado pode ser prejudicial a todos, inclusive ao gestor do condomínio.
Quando os espaços multiuso são negligenciados, vai impedir que os demais moradores possam ter um local agradável para bater um papo, levar o pet para passear ou para as crianças brincarem sem preocupações.
Utilizar o self storage como solução para a falta de espaço para organizar os itens que estão atrapalhando a convivência no condomínio é uma boa solução para todos. As áreas ficarão livres, sem objetos que possam atrapalhar a circulação, o ambiente fica mais agradável e estimula a interação das pessoas, pois passa a ser um local de encontro, não haverá objetos nas garagens que possam dificultar as manobras dos carros e a limpeza do local.
Vantagens para gestores condominiais
Gestores condominiais têm grandes responsabilidades com toda a infraestrutura do edifício, as pessoas que trabalham no condomínio e com a convivência dos moradores. Os problemas mais comuns estão relacionados à otimização de espaço em condomínios, como o uso inadequado das garagens e áreas comuns, pois muitos condôminos utilizam como depósito informais, causando muitos problemas para o gestor.
Indicando o armazenamento dos pertences em um self storage para ajudar na organização pessoal, o gestor eliminará a possibilidade de um conflito em sua rotina diária, que pode ser preenchida com questões mais importantes para o condomínio. Mantendo as garagens e áreas comuns livres fica mais fácil organizar esse espaço compartilhado e tornar a convivência mais agradável, evitando uma série de problemas. Afinal, o mau uso das garagens e das áreas comuns são campeões de reclamações nos condomínios.
Mais valor ao condomínio
Um condomínio que mantém a área comum organizada, com os espaços sendo utilizados conforme sua destinação original, torna a convivência dos moradores mais agradável. É um ponto favorável até financeiramente, pois agrega maior valor aos imóveis, e fica demonstrado o cuidado da gestão condominial com o bem de todos.
Os benefícios dos moradores fazerem o armazenamento de seus pertences em um self storage vêm a longo prazo, porque os apartamentos ficarão mais funcionais com menos itens que atrapalham a circulação e também para o condomínio, que terá as áreas comuns sendo utilizadas de acordo com os planos originais.
Self storage: uma solução prática e flexível
O armazenamento em um self storage é extremamente prático. Aqui na LocalBox os moradores podem escolher o tamanho de box – só para ter uma ideia, um box de 1m² corresponde ao espaço de 10m² de uma casa – se tiver alguma dúvida, podemos ajudar a escolher o melhor para você. Se precisar de mais espaço durante a vigência do contrato, podemos providenciar mais boxes. Tudo é feito sem burocracia. Aqui na LocalBox o acesso é tranquilo. Dentro do horário de funcionamento, não é preciso avisar nem agendar o acesso ao box, inclusive aos sábados.
A proximidade do self storage com o condomínio é um facilitador na hora de alugar um espaço. Quanto mais perto, melhor para o condômino conseguir retirar ou repor algum item no self storage, pois como será uma extensão da própria casa, ele poderá ir tranquilamente entre um compromisso e outro.
Outra facilidade é que no self storage, o contrato é flexível. Por exemplo, na LocalBox os condôminos poderão alugar pelo tempo necessário, pode ser por curto espaço até por longos períodos. Nossos contratos são flexíveis e podem ser encerrados ou alterados se necessário, só precisa nos avisar com antecedência para providenciarmos todo o processo.
Casos de uso comuns
No self storage é possível guardar aqueles objetos de pouco uso. A bicicleta que é usada raramente, as ferramentas de jardinagem que ficam meses encostadas, o sofá velho que precisa sair da casa pois o novo está prestes a chegar, a decoração de Natal que está ocupando um espaço valioso no armário, são alguns exemplos do que pode ser guardado no self storage. Liberando espaço o apartamento fica mais funcional, facilitando a vida e até a limpeza dos cômodos.
Uma característica dos apartamentos atuais são as medidas restritas. A escassez de espaço dificulta a organização dos ambientes e até para realizar a limpeza rotineira fica difícil. Existem itens que podem ser guardados em outro lugar. Utilizar o self storage para condomínios, além de liberar os espaços e deixar o apartamento mais funcional, os moradores poderão acessar seus pertences sempre que precisarem, sem necessidade de marcar hora ou agendar a visita. Os objetos ficarão em total segurança e serão muito bem guardados durante o período em que estiverem no self storage.
Se o problema de espaço nos apartamentos é uma realidade para você, ou se você é gestor de condomínio e sabe que os condôminos têm essa dificuldade, indique armazenar os itens de pouco uso em um self storage.
Além de poderem organizar melhor o ambiente familiar, os moradores terão mais qualidade de vida, pode acreditar!