A logística é um dos gargalos ao participar de eventos em São Paulo. A cidade recebe muitos deles e de grandes dimensões. Um planejamento detalhado deve ser elaborado para levar equipamentos de exposição até o local e realizar a guarda de materiais de estande para feiras e exposições. Falhar em algum ponto pode atrapalhar a […]
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Por que e por quanto tempo guardar os documentos da empresa?

Muitos não sabem, mas há leis que obrigam que documentos fiscais gerados ou recebidos pelo Governo sejam guardados por um determinado tempo. A medida protege os casos de fiscalização nas esferas legais.
Esses registros são chamados de arquivos mortos, pois são contratos ou comprovantes antigos que podem não ser mais úteis para a empresa, mas precisam estar nos arquivos. Por isso, as empresas precisam implantar a Tabela de Temporalidade Documental (TTD) nos escritórios. A TTD é uma relação dos itens documentais com a definição de tempo de arquivamento, que avalia cada papel pelo valor técnico, administrativo, histórico e legal.
Como funciona o sistema de armazenamento?
Os sistemas de armazenamento oferecem um local privativo e seguro, no qual a empresa poderá retirar a papelada que deseja com uma chave de segurança única.
Por quanto tempo guardar o arquivo morto?
O tempo de arquivamento depende da natureza do documento. A tabela abaixo relaciona os principais papéis a serem mantidos.
Aviso prévio |
5 anos |
Pedido de demissão |
5 anos |
Livro de inspeção de trabalho |
Permanente |
Termo de rescisão do contrato de trabalho |
5 anos |
Recibo de entrega de vale-transporte |
5 anos |
FGTS / Guia de Recolhimento |
30 anos |
Atestado de Saúde Ocupacional |
20 anos após o desligamento do trabalhador |
Comunicação de Dispensa – CD |
5 anos |
Cartão de ponto |
5 anos |
Contrato de trabalho |
Permanente |
Livros/fichas de registro de empregados |
Permanente |
Livros de atas da CIPA |
Permanente |
Recibos de pagamento e adiantamento salarial |
5 anos |
Recibos de pagamento e gozo de férias |
5 anos |
Recibos de pagamentos do 13º salário |
5 anos |
Onde guardar?
Para que o volume destes papéis não tome um grande espaço no seu escritório, a melhor opção é optar pelo armazenamento em um self storage, local onde ficarão totalmente seguros.
A LocalBox disponibiliza toda a estrutura de logística e segurança para os seus documentos importantes, sempre mantendo total privacidade e confidencialidade.
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