O self-storage oferece as melhores soluções para artesãos, sendo ideal para a organização de ateliês pequenos. Ao funcionar como um espaço para ateliê adicional, permite guardar materiais e obras com total segurança, liberando sua área de trabalho para o processo criativo. A criatividade precisa de espaço para florescer. Para artistas e artesãos, a falta […]
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Por quanto tempo devo guardar documentos do condomínio? Como manter a conservação?
Armazenar os documentos do condomínio da forma correta é garantir a preservação de informações importantes por muito mais tempo
É lei! Mais precisamente é a Lei 10.833/2003 que trata dos tipos de documentos que devem ser obrigatoriamente armazenados pela administração do condomínio, principalmente em relação a retenções e recolhimentos tributários por serviços prestados, conforme o artigo 30 da mesma lei. E você, sabe dizer por quanto tempo deve guardar documentos do condomínio? Confira na sequência do post!
Fique de olho no tempo de guarda dos documentos do condomínio
- DARF Retenções (PIS/COFINS/IRF/CSLL) = 5 anos
- DIRF = 5 anos
- Folha de Ponto = 5 anos
- GR Contribuição Sindical / Assistencial = 5 anos
- GPS = 5 anos
- Holerites / Recibos de Pagamentos = 5 anos
- Recibo de Vale Refeição = 6 anos
- Recibo de Vale Transporte = 6 anos
- Extratos Bancários = 6 anos
- DARF PIS/Folha = 10 anos
- Formulário CAGED = 10 anos
- Pastas de Prestação de Contas = 10 anos
- Exames Médicos (Admissão, Demissão e Periódico) = 20 anos
- Laudo PPRA = 20 anos
- GFIP (FGTS – RE / GR) = 35 anos
- Folha de Pagamento = 35 anos
- Orçamentos / Contratos de Obras = até o final da garantia
- Livro de Inspeção do Trabalho = Permanente
- Processos Trabalhistas = Permanente
- Prontuários de Funcionários = Permanente
- Dossiê (Convenção / Especificação) = Permanente
- Livros de Atas de Assembleia = Permanente
- Plantas do Condomínio = Permanente
- RAIS = indeterminado
Já em relação à conservação, o ideal é que os documentos sejam armazenados em pastas plásticas, sem grampos ou mesmo clipes, já que a presença de metal pode deteriorar o papel com o passar dos anos. Se possível, utilize também caixas plásticas para guardar os documentos e prefira a organização de acordo com o tipo de informação, o que facilitará futuras consultas.
Guarda documentos é uma ótima solução
Já ouviu falar no sistema de guarda documentos? A gente explica: trata-se de um modelo onde você aluga um espaço, um box, e pode armazenar nele todos os documentos que você desejar, pelo tempo que for necessário, conforme contrato de aluguel celebrado entre você e a empresa responsável pelo espaço, como a Localbox.
Você pode alugar um ou mais boxes com dimensões variadas, de pequenos a grandes. Outro diferencial que vale ser mencionado é que a chave do local fica com você, o que garante muito mais praticidade para retirar ou inserir documentos do condomínio sempre que for necessário.
Também podemos citar como uma das grandes vantagens a economia de espaço dentro do condomínio, isso porque seria necessário dedicar um determinado local para guardar todos os documentos, e em muitos casos, não há tal disponibilidade. E a má organização pode levar à deterioração dos documentos com o passar do tempo.
Fale com a Localbox
Não perca mais tempo procurando por espaços para guardar os documentos do seu condomínio. Fale com um dos nossos especialistas e descubra os preços e condições especiais. Você certamente irá se surpreender e não terá mais dores de cabeça em relação ao espaço para guardar documentos, conservação dos mesmos e assim por diante. Aproveite!