A organização desempenha um papel fundamental em nossas vidas diárias, influenciando nosso bem-estar, produtividade e qualidade de vida. Ter um ambiente organizado e manter uma rotina organizada não apenas facilita a realização de tarefas, mas também contribui para a redução do estresse e o aumento da eficiência. Neste artigo, exploraremos a importância da […]
Blog
buscar no blog
Não consigo desapegar das coisas. Eu sou um acumulador?
É muito comum as pessoas chegarem até nós com a seguinte dúvida: “Eu sou um acumulador?”. Homens e mulheres de diferentes idades se sentem angustiados ao compartilhar conosco sua dificuldade de desapegar daquilo que muitas pessoas consideram superficial. Mas isso é verdade?
Antes de mais nada, entenda o que é ser um acumulador
De acordo com a descrição da CID, o transtorno de acumulação é caracterizado pelo acúmulo de objetos devido à aquisição excessiva ou dificuldade de descartá-los, independentemente de seu valor real.
A aquisição excessiva é caracterizada por impulsos repetitivos ou comportamentos relacionados à acumulação ou compra de itens. A dificuldade em descartar bens é caracterizada por uma necessidade percebida de salvar itens e uma ansiedade associada ao descartá-los.
Ou seja, o acúmulo compulsivo é um transtorno psicológico que, geralmente, é associado ao TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), que aflige milhares de pessoas no Brasil e esse número pode chegar a milhões em escala global.
Apesar da incidência, a maior parte dos casos que chegam até nós são de pessoas que estão passando por algum momento delicado e precisam de um certo tempo para decidir, com exatidão, o que farão com seus pertences.
Tenho muita dificuldade em desapegar das minhas coisas. O que pode ser?
Existem muitas possibilidades quando conversamos sobre a dificuldade das pessoas em se desfazerem de algo, mas existe um consenso de que em muitos casos, essa decisão está atrelada a um processo de luto.
O falecimento de um ente querido, o fim de um relacionamento, a saída dos filhos de casa ou até mesmo a demissão de um emprego são situações que desencadeiam um processo de luto, onde precisamos de um período de recuperação psicológica e emocional.
Muitas vezes, as pessoas ao nosso redor podem não compreender nossa dificuldade em descartar aquilo que para nós, tem um grande valor sentimental. No entanto, cada pessoa tem seu próprio tempo e sua forma de lidar com perdas, saber respeitar seus limites é necessário para progredir nesse processo.
Não quero desapegar porque irei precisar no futuro. Esse pensamento é errado?
Todos os dias, recebemos em nossas instalações pessoas que procuram guardar coisas que não estão usando no momento, mas acreditam que irão precisar no futuro.
São mães que compraram um enxoval completo para o primeiro filho e pretendem ter outro bebê em breve, pessoas com hobbies diversos que não têm espaço em casa para guardar seus equipamentos, avós que irão receber a família nas próximas férias e querem ter camas e colchões extras. Muitas vezes, o desapego não é a melhor alternativa, pois pode gerar gastos desnecessários no futuro.
Então, não se culpe por ser uma pessoa precavida. Muitas vezes recebemos estímulos para comprar cada vez mais, sendo que às vezes, uma boa manutenção seja suficiente.
Mas atenção: nosso intuito é apresentar uma relação de consumo saudável, onde de fato você pode se beneficiar ao guardar itens que serão bem utilizados no futuro. Se esse é o seu objetivo, conte conosco para te ajudar.
Preciso guardar minhas coisas em um self storage por um tempo. Isso é possível?
Como dissemos anteriormente, em muitos casos o desapego imediato não é a melhor alternativa. Nesses casos, a locação de um box em um self storage pode ser uma ferramenta útil para guardar móveis, armazenar coisas e guardar volumes diversos.
A vantagem de investir em um box de autoarmazenamento é ter um espaço extra perto de você, onde possa guardar tudo aquilo que precisa pelo tempo que precisar.
Diferente dos longos contratos de aluguel, a locação de boxes é rápida e prática, podendo ter um tempo pré-estabelecido ou com renovações mensais pelo período que desejar, sem multas por quebra de contrato.
Dessa forma, os boxes de self storage são uma solução inteligente que permite a você ter um espaço que não comprometa os ambientes da sua casa sem a necessidade de desapegar das coisas que são importantes para você.