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Veja os benefícios da tabela de temporalidade de documentos de empresas privadas e onde guardá-los

Blog, Dicas 30/12/2020

As informações mais importantes de uma empresa devem ser preservadas e organizadas com atenção redobrada

Não poderíamos começar o post por outro ponto: o que é uma tabela de temporalidade de documentos? Dentro do campo administrativo, principalmente em órgãos públicos, é um recurso até certo ponto comum que consiste na definição de prazo de existência de um documento em guarda. A TTD também direciona sobre o que fazer com documento após tal prazo. E no seu caso? Já se perguntou o que fazer com o arquivo morto, com tantos documentos, da sua empresa?

Tabela de temporalidade de documentos de empresas privadas

  • CONARQ: o Conselho Nacional de Arquivos, criado em 1994, é o órgão que define as normas que devem ser adotadas em uma TTD. A vinculação é com o Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e seu objetivo é a padronização em relação aos arquivos públicos e privados em todo o território nacional.
  • Recursos Humanos: dentro do setor de RH, a tabela de temporalidade de documentos de empresas privadas identifica todos os documentos que integram as fichas pessoais, isso de forma individual, contendo informações como: ciclo de vida; período de guarda; frequência de utilização e destinação final http://loans-cash.net.

Guarda documentos em São Paulo

Você que é diretor ou CEO de uma empresa e sofre com a falta de espaço para guardar documentos importantes, precisa contar o sistema de Guarda Documentos da LocalBox. Trata-se de um modelo de negócio perfeito para empresas de pequeno, médio e grande porte que precisam de locais seguros e práticos para armazenar documentos. Suas notas fiscais, contratos de trabalho, comprovantes de pagamentos de impostos e quaisquer outros documentos podem ser guardados aqui! Você não precisa mais quebrar a cabeça para encontrar uma sala ou qualquer outro espaço dentro da empresa. Aproveite: fale com um dos nossos especialistas e conheça todas as condições disponíveis.

O que mais você precisa saber sobre a tabela de temporalidade de documentos de empresas privadas

A TTD determina com clareza alguns aspectos essenciais, como:

  • Prazo de manutenção dos documentos existentes dentro do arquivo corrente operacional de uma empresa.
    • Tempo em que todos os documentos devem ser transferidos para o estoque (também chamado de arquivo intermediário).
    • Período em que todos os documentos devem permanecer neste arquivo intermediário, antes do seu descarte.

IMPORTANTE: empresas de grande porte, ou mesmo de pequeno e médio porte, que lidam com grande volume de documentos físicos devem adotar a tabela de temporalidade de documentos de empresas privadas como uma ferramenta indispensável em prol da boa organização no dia a dia.

E tão importante quanto criar uma TTD é mantê-la atualizada. O primeiro passo para tal é inserir exclusivamente informações verdadeiras e de forma contínua. O ideal é que um ou mais profissionais tenham conhecimento e acesso facilitado à tabela de temporalidade de documentos.