Qual o uso?

Todos os campos são obrigatórios
Todos os campos são obrigatórios

Veja 5 dicas de como organizar um almoxarifado e o que fazer com as sobrecargas

Um dos pontos centrais de qualquer operação logística é a organização do almoxarifado. De etimologia árabe, a palavra nasceu para identificar depósitos de vários tipos de materiais. Para um funcionamento ágil, são necessárias diversas estruturas e ferramentas de distribuição diferentes. Nesse post vamos ver 5 dicas de como organizar um almoxarifado.

Quando bem organizado, um almoxarifado colabora para aumentar a produtividade da empresa e ajuda nas vendas. Cada almoxarifado conta com características específicas, definidas pelas necessidades da armazenagem apresentadas pelos produtos que serão estocados. Em geral, os almoxarifados contam com um rigoroso controle do ambiente para preservar o que será armazenado.

 

Dicas de como organizar um almoxarifado

Quer saber quais são? Separamos 5 dicas para quem deseja organizar um almoxarifado eficiente. Confira:

  1. Local – a distribuição dos itens armazenados deve aproveitar todo o espaço disponível. Atenção: iluminação, limpeza e circulação do ar são critérios importantes para ficar de olho. Paredes de cor branca colaboram com a iluminação;
  2. Armazenagem – cada um dos itens armazenados deve estar em local determinado que preserve e proteja suas características e particularidades. Muitos produtos são frágeis, como combustíveis, oxidáveis, explosivos e tóxicos, por exemplo;
  3. Prateleiras – Os itens mais pesados e difíceis de carregar ficam próximos do chão, embaixo de itens mais leves e fáceis de carregar. Se houverem produtos perecíveis, os que vencem mais rápido devem estar na frente e os que vencem mais tarde, no fundo das prateleiras;
  4. Organização – é importante manter um cadastro de todos os materiais disponíveis no almoxarifado. Além disso, conferências rotineiras são necessárias para confirmar a qualidade e as quantidades dos produtos armazenados;
  5. Lista de atividades – mantenha listas atualizadas de tarefas necessárias para manter a organização do seu almoxarifado.

 

Sobrecargas

Com essa estrutura, já é possível saber o que é e o que não é útil dentro do estoque. Faça um levantamento dos itens que já não tem mais serventia, as sobrecargas, mas ocupam espaço e se livre delas.

Lembre-se sempre: o almoxarifado é uma das partes mais importantes da sua operação! Um armazenamento deficitário pode afetar profundamente a distribuição e o fluxo de trabalho de qualquer empresa. Gerir bem os locais de armazenagem é fundamental para obter bons resultados.

 

Fale com a LocalBox!

A LocalBox criou soluções inteligentes para quem precisa de espaço para um novo almoxarifado. Você pode alugar um box exclusivo, como no sistema Self Storage – muito utilizado nos EUA e em países europeus – e armazenar seus bens de forma segura e barata. É o locatário quem controla o acesso e o manuseio das mercadorias e determina o tempo de uso do espaço.

Você pode alugar uma moderna instalação e contar com mobilidade e localização privilegiadas para você guardar o que você quiser no Ipiranga, bairro no coração de São Paulo. Oferecemos carrinhos para transporte, workstation com internet e Wi-Fi em todos os ambientes em um local fora da área do rodízio municipal paulistano. Aqui você conta com:

  • Flexibilidade – o pagamento é mensal e automaticamente renovável. O cliente fica o tempo que desejar;
  • Limpeza – toda a limpeza e dedetização é feita pela LocalBox;
  • Instalações – novas e modernas, com opção de docas para acesso rápido à carga e descarga;
  • Praticidade – o contrato é feito na hora, sem burocracias e sem fiador;
  • Segurança – câmeras ligadas 24h, acesso permitido apenas com o cartão eletrônico com chip, cadeados do próprio cliente, sistema de alarmes e seguro pela Porto Seguro S.A.

Quer saber mais? Clique aqui, entre em contato e venha conhecer seu novo espaço para criar um almoxarifado de maneira segura e personalizada.

 

Imagem: BrianAJackson Creative |  iStock / Getty Images Plus

0 Respostas para “Veja 5 dicas de como organizar um almoxarifado e o que fazer com as sobrecargas”


  1. Sem comentários

Deixe um comentário