Qual o uso?

Todos os campos são obrigatórios
Todos os campos são obrigatórios

Veja 4 dicas de como organizar uma secretaria escolar e seus documentos

Organizar a secretaria escolar e seus documentos não é uma tarefa menos importante e que pode ser “deixada para depois” frente às exigências do dia a dia. Muito pelo contrário. Uma escola, faculdade, cursinho e qualquer outra instituição de ensino quando bem administrada neste quesito, está verdadeiramente preparada para o futuro.

Sim, sabemos que administrar uma instituição de ensino é um trabalho complexo e que são várias demandas criteriosas que a mesma precisa seguir, como em relação às normatizações do MEC, questões de higiene e segurança, cadastro e controle de alunos e professores, compra de materiais escolares e insumos em geral, etc. Aliás, é justamente neste ponto que a organização da secretaria escolar e seus documentos ganha ainda mais importância.

Imagine só precisar lidar com diversos assuntos importantes no dia a dia, a todo momento, sem o mínimo de organização possível? Ou quando é preciso consultar fichas e cadastros de alunos antigos / fornecedores, e você não encontra a informação necessária? Para não correr este tipo de risco, separamos no post de hoje 4 dicas para organizar uma secretaria escolar e seus documentos. Confira na sequência!

 

Como organizar uma secretaria escolar?

1 – Menos papel: uma boa dica para organizar a secretaria escolar e seus documentos é, quando possível, armazenar o mínimo de papel. Evidentemente em alguns casos não será possível ou tão fácil assim se livrar de folhas e mais folhas de contas antigas e documentos de muitos anos. Porém, quando tiver a oportunidade, digitalize e disponibilize documentos online para acesso remoto. Dica: quando não houver a necessidade de imprimir um documento, não pense duas vezes. Salve a informação em formato digital e disponibilize o acesso aos responsáveis em espaços virtuais, como via nuvem.

2 – Categorização: é essencial categorizar toda e qualquer informação física e/ou digital pertinente à secretaria escolar. E tem um bom motivo para isso: escolas, faculdades, cursinhos, etc., concentram muitos dados de alunos, professores, folha de pagamento, cadastro de fornecedores e por aí vai. Por isso, pense na categorização por “áreas”, como fichas dos alunos, fichas dos professores, relatórios operacionais. Organize, dentro de cada uma, também por histórico escolar, frequência, etc.

3 – Conservação dos documentos: cadastros em papel, fichas de alunos, históricos escolares, contas de energia e água de anos atrás… tudo isso pode se deteriorar com o passar do tempo. Para evitar isso, organize os documentos impressos em pastas (preferencialmente modelos fabricados com plástico) que oferecem isolamento contra umidade, poeira e até mesmo contra pragas em geral.

4- Treinamento e orientação de pessoal: seja na organização de documentos dentro da instituição de ensino ou em ambientes externos, como através do sistema Self Storage, é essencial que as pessoas responsáveis tenham total conhecimento do que está sendo armazenado. Para tal, ofereça treinamentos e promova orientações periódicas sobre as melhores práticas de cadastro, organização e acesso aos documentos da secretaria. Desta maneira, além de valorizar a questão organizacional, você também garante maior agilidade de atendimento.

 

A LocalBox é a opção ideal para organização de documentos

Procurando espaços inteligentes, higienizados e de fácil acesso para organizar todos os documentos da sua escola? A LocalBox oferece o que há de melhor em São Paulo quando o assunto é sistema Self Storage (muito comum nos EUA e Europa) para armazenar documentos pelo tempo que você precisar e com o mínimo de burocracia possível.

São instalações modernas, dedetizadas e com altíssimo padrão de higiene. Além disso, todos os ambientes são vigiados 24h por câmeras de segurança e há sistemas de alarmes de última geração. O seguro oferecido tem o aval da Porto Seguro S.A. Outro diferencial para garantir mais tranquilidade é que somente o cliente tem acesso ao Box, via cartão eletrônico com chip.

Os ambientes da LocalBox ainda contam com internet em workstation e Wi-fi, carrinhos para transporte e docas para carga e descarga rápida. Quer saber mais detalhes? Entre em contato hoje mesmo e fale com um técnico. Clique aqui.

 

Imagem: Cameravit | iStock / Getty Images Plus

0 Respostas para “Veja 4 dicas de como organizar uma secretaria escolar e seus documentos”


  1. Sem comentários

Deixe um comentário