Qual o uso?

Todos os campos são obrigatórios
Todos os campos são obrigatórios

Gerenciamento de estoque: quais as melhores técnicas para armazenar e organizar mercadorias?

Gerenciamento de estoque

O gerenciamento de estoque ainda é um grande desafio para a maioria das empresas. Isso porque armazenar as mercadorias de forma prática e econômica pode até parecer uma tarefa simples, mas não é! Existem técnicas de gerenciamento de estoque que fazem toda a diferença e, quando essas técnicas não são colocadas em prática, todo o negócio pode acabar sofrendo consequências.

Da mesma forma que as técnicas de gerenciamento de estoque permitem o crescimento do negócio e um melhor fluxo de caixa, armazenar incorretamente acaba por refletir negativamente nos seus ganhos. Um dos maiores erros dos gestores está em não analisar a situação e não destinar cuidado ao armazenar as mercadorias. Isso porque não basta apenas ter um espaço e ir estocando as mercadorias até não caber mais.

Para que não haja mais erro, veja algumas técnicas de gerenciamento de estoque que podem ajudar você a fazer o correto armazenamento das mercadorias da sua empresa.

Melhores técnicas de gerenciamento de estoque

Níveis de estoque

Esta primeira técnica de gerenciamento de estoque consiste em definir quais são os níveis de cada mercadoria, ou seja: qual a quantidade mínima que você precisa ter em estoque de cada produto. Esses níveis são calculados de acordo com os índices de venda e o tempo que demora para que a mercadoria chegue à sua empresa para repor o abastecimento. Isso ajudará na hora de fazer o pedido, pois você saberá a quantidade certa necessária por pedido.

Bom relacionamento com os fornecedores

Não existe uma maneira mais eficaz de fazer o gerenciamento do seu estoque a não ser estabelecendo um bom relacionamento com os fornecedores. Para isso, seja comunicativo e transparente, dê a eles as informações sobre as saídas das mercadorias, sobre as quantidades mínimas que seriam suficientes para a sua empresa, sobre a alta ou baixa procura de cada item. Assim, será muito mais fácil ter os produtos sempre à sua disposição, com tempo de entrega mais rápido.

Preferência para a análise ABC

A análise ABC é uma das técnicas de gerenciamento de estoque mais importantes. Isso porque cada um dos produtos exige um cuidado diferente, para que você se dedique ao que realmente precisa mais, identificando as mercadorias de acordo com a classificação ABC. Para os produtos que tenham um alto valor e uma baixa frequência de vendas, utilize a letra A. Para os de nível moderado, tanto de valo quanto de vendas, utilize a letra B. E para os produtos que possuem um baixo valor e que são vendidos com uma frequência maior, classifique-os com a letra C. Com a adoção dessa classificação, ficará muito mais fácil organizar o seu estoque.

Alugue um espaço

Por fim, outra dica valiosa para fazer o correto gerenciamento de estoque é alugar um espaço para armazenar os seus produtos. Além de economizar o espaço disponível em sua empresa, você terá um lugar apropriado para essa finalidade, podendo organizar os seus produtos de forma muito mais prática.

Especializada Self Storage, a LocalBox oferece a solução perfeita para sue negócio. Com fácil acesso, horários flexíveis e segurança em tempo integral, o sistema de locação é perfeito para quem precisa manter um estoque de produtos. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Imagem: iStock / Getty Images Plus / PhonlamaiPhoto

 

0 Respostas para “Gerenciamento de estoque: quais as melhores técnicas para armazenar e organizar mercadorias?”


  1. Sem comentários

Deixe um comentário