Qual o uso?

Todos os campos são obrigatórios
Todos os campos são obrigatórios

Estoque parado: descubra o que fazer com o excesso de mercadorias estagnadas

Estoque parado: descubra o que fazer com o excesso de mercadorias estagnadas

Todo empresário, seja iniciante ou experiente, tem medo de duas palavras: estoque parado. Ter mercadorias estagnadas dentro da empresa é deixar de faturar, de reaver investimento e obter lucros. Porém, nem tudo é pesadelo. É possível adotar estratégias realmente eficazes para driblar este problema e movimentar produtos, dar vazão a mercadorias que estão no momento só ocupando espaço. Este é o assunto do post de hoje, aqui no blog da LocalBox. Confira na sequência!

Tem solução para estoque parado?

A resposta é SIM! E é preciso planejamento, organização e eficiência profissional para fazer o estoque rodar. Com isso no radar de todas as pessoas envolvidas, algumas estratégias podem ser adotadas. Listamos as principais abaixo:

  • Liquidação geral: é exatamente o que está pensando. Muitas mercadorias podem estar paradas em seu estoque por causa do preço e das condições. Seja em um cenário B2B ou B2C, pense na redução da sua margem de lucro para que todos (ou grande parte) dos produtos estagnados sejam comercializados. É uma forma relativamente rápida para movimentar o estoque.
  • Leve 2, Pague 1: outra promoção que movimenta o estoque é chamar a atenção do cliente (final ou intermediário) de que ele pode adquirir 2 produtos pelo preço de 1. No caso B2B, por exemplo, isto pode representar uma grande margem de lucro para a empresa que está comprando os itens.
  • Brindes: se mesmo com liquidações e promoções agressivas, nada funcionar, pense em outras maneiras de rodar o estoque. Você, por exemplo, selecionar alguns produtos que estão parados há meses ou anos como brindes de outros itens. Esta é uma maneira de liberar espaço físico na empresa e, ao mesmo tempo, realizar uma ação positiva junto ao cliente. Obviamente não haverá lucro envolvido, mas é estratégia que valorizará a imagem institucional.
  • Metas de vendas: estimule sua equipe a vender mais. Crie bonificações para quem vender produtos que estão parados há muito tempo no estoque e estabeleça metas para tal. Uma equipe motivada é essencial para lidar com o excesso de mercadorias estagnadas, acredite!

IMPORTANTE: um detalhe que deve ser observado com atenção quando pensamos em mercadorias estagnadas, principalmente os itens perecíveis, é a validade dos produtos. Não cometa o erro grave de colocar itens em promoção, ou como brindes, que estejam fora das condições mínimas de consumo. Imagine só um cliente seu comprar algo e, assim que receber / retirar, verificar que não pode consumi-lo. A imagem da sua empresa pode ser gravemente afetada e, o pior, o cliente pode acionar judicialmente o seu negócio.

Para evitar problemas, a melhor solução é ter controle total de cada produto no estoque. Documente data de aquisição, tempo no estoque e validade. Item por item, sem exceção. Dessa maneira, quando pensar em promoções ou algo do tipo, você terá na ponta da língua a informação do que pode ou não pode ser comercializado.

Precisando de espaço? Fale com a LocalBox!

Um grande desafio quando pensamos em estoque parado e mercadorias estagnadas diz respeito ao espaço físico para guardar dezenas ou centenas de itens de tamanhos, naturezas e características diferentes. Não são todas as organizações quem possuem locais adequados para tal. Justamente para atender esta necessidade, a LocalBox entra em ação e apresenta seu portfolio de serviços:

  • Guarda Móveis;
  • Guarda Documentos;
  • Guarda Volumes;
  • Self Storage;
  • Estoque de Livros;
  • Armazenagem;
  • Armazenagem Logística;
  • Estoque de mercadoria;
  • Arquivo Morto.

CLIQUE AQUI para acessar a página com todos os serviços disponíveis. São muitos benefícios descritos em detalhes em cada assunto. Aproveite para também entrar em contato por e-mail (aqui) ou ligando para o telefone (11) 2940-3102.

Crédito: Mauricio Graiki / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

0 Respostas para “Estoque parado: descubra o que fazer com o excesso de mercadorias estagnadas”


  1. Sem comentários

Deixe um comentário