Qual o uso?

Todos os campos são obrigatórios
Todos os campos são obrigatórios

Como organizar estoque de mercadorias

Saiba como organizar estoque de mercadorias e entenda como essa prática pode favorecer as finanças e até otimizar o espaço físico da empresa.

Se você é empresário ou dono de algum tipo de comércio, provavelmente já se perguntou como organizar estoque de mercadorias da melhor maneira. Caso você ainda não seja do ramo, mas pretende iniciar na área, saiba que é de extrema importância cuidar do armazém físico e do almoxarifado. Afinal, é este espaço que vai controlar os principais números do seu negócio: vendas, gastos com distribuidores, demanda e a disponibilidade de cada item.

Para ajudar você, gestor, o blog da LocalBox separou algumas dicas para fazer diferença na disposição do estoque de mercadorias da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Confira nossas sugestões e mantenha o depósito organizado mesmo quando a correria do dia a dia exige o melhor de você.

Organizar Estoque de Mercadoria

Defina um responsável pelo estoque

Se o seu negócio for um pouco maior, defina um funcionário apenas para cuidar do estoque. Essa pessoa deve ficar atenta quanto ao número de itens e matérias-primas disponíveis, e você também pode obter informações sempre que necessário.

Utilize a tecnologia

Cuidar de um negócio por meio de um monte de papéis está ficando para trás. Por isso, recorra a anotações de entrada e saída e outros tipos de movimentações em um sistema informatizado e seguro, como planilhas e softwares de gerenciamento empresarial.

Levante as informações corretamente

Furos de estoque acabam acontecendo quando as quantidades físicas dos insumos não batem com os registros das fichas ou do sistema. Então, não permita que as mercadorias sejam retiradas sem a devida requisição e com a identificação de quem as retirou.

Como fazer controle de estoque com fichas?

Se você utiliza um self storage para guardar as mercadorias, monte fichas de controle de movimentação individual, entradas e saídas. Normalmente, a ficha de controle de estoque contém as seguintes informações:

  • Código e descrição do produto;
  • Unidade de consumo (kg, metro, peça);
  • Estoque mínimo;
  • Localização do almoxarifado ou guarda-móveis;
  • Data de entrada e saída do material;
  • Quantidade de entrada, saída e saldo do produto;
  • Valor do custo de entrada, saída e estoque atual;
  • Valor do custo médio e anual de aquisição do produto.

Controle de Estoque

Considere épocas do ano

A demanda por produtos em determinadas épocas do ano pode transformar o giro do estoque para mais ou para menos. Fique um passo à frente em relação a este assunto, faça uma previsão da demanda de produtos e tente agir antecipadamente a qualquer problema.

Faça reposição contínua

A reposição contínua é uma ótima opção para as empresas que utilizam o sistema de self-storage. Ela funciona assim: você compra os produtos com maior frequência, mas mantém no estoque uma quantidade menor de mercadorias.

Há outros tipos de reposição?

Sim! Também existe a reposição periódica, que permite consolidar os pedidos que são recebidos em uma determinada data. Você pode negociar com o fornecedor, mas fique ciente que a entrega pode atrasar e faltar quando as vendas dispararem.

Reposição de Estoque

 

Conheça a LocalBox

Agora que você já sabe como fazer controle de estoque, não deixe de conhecer a LocalBox! Aqui, você encontra armazenagem logística inteligente que se ajusta de acordo com as suas necessidades. A empresa pode alugar um box do tamanho que for necessário e armazenar os materiais da maneira que preferir. Seus funcionários terão uma chave de segurança única, podendo retirar os produtos sempre que quiser, facilitando na gestão do negócio e no controle dos materiais disponíveis.

Self Storage Localbox

0 Respostas para “Como organizar estoque de mercadorias”


  1. Sem comentários

Deixe um comentário