Qual o uso?

Todos os campos são obrigatórios
Todos os campos são obrigatórios

Começando o ano com organização! 5 ideias de onde guardar a sua biblioteca de livros

biblioteca de livros

Se você tem muitos livros e quer guardá-los de maneira mais ordenada, a dica é ter um método de organização e um espaço adequado para abrigá-los.

Quando um novo ano começa, a maioria das pessoas reserva um tempo para fazer uma retrospectiva de como foi o período anterior e estabelece metas e objetivos a serem cumpridos ao longo do ciclo que está começando. Este é um excelente momento para avaliar o que funcionou e está trazendo bons frutos, bem como identificar o que precisa ser aperfeiçoado ou modificado.

Ser mais organizado quase sempre aparece entre as principais resoluções de ano novo de uma pessoa, e o sentimento de renovação que esta data costuma trazer é um excelente incentivo para “dar uma geral” na casa e organizar tudo aquilo que está acumulado e fora do lugar. Se você é uma pessoa que tem muitos livros, vale a pena incluir sua biblioteca nos planos de organização.

Organização: ideias de onde guardar seus livros!

Antes de qualquer coisa, separe seus livros de acordo com a frequência com que eles são utilizados: se você está fazendo algum curso, por exemplo, é muito provável que consulte alguns exemplares com mais frequência do que os romances que você já leu (e que dificilmente serão requisitados com urgência). O ideal é que você deixe os livros mais necessários em locais de fácil acesso, como uma prateleira ou criado-mudo no quarto.

Para os livros que serão utilizados com frequência menor, a dica é definir um método de organização — que pode ser por tema, ordem alfabética, por autor, por data de lançamento ou da forma que você preferir. Em seguida, comece a distribuí-los de acordo com a metodologia escolhida. Confira algumas ideias de lugares onde você pode guardar essa sua biblioteca:

Prateleiras

Práticas e versáteis, as tradicionais prateleiras podem ser ótimas aliadas da decoração e organização. O ideal é que você use aparadores para manter os livros retos e sem ficar com as páginas marcadas. As prateleiras mais indicadas são aquelas revestidas com vidro, pois permitem que os livros se mantenham arejados, mas sem ficar muito expostos à poeira.

Malas

Se você tem malas que já estão muito gastas, mas você não quer jogar fora pois trazem boas recordações das viagens, a dica é aproveitá-las como objeto decorativo e que ainda ajuda na organização dos livros. Para isso, basta utilizar as malas para acomodar os livros de maneira segura. Para dar um belo efeito, deixe as malas abertas no chão ou sobre as cômodas, exibindo seus livros favoritos.

Paletes e caixotes de madeira

Esta dica é para quem gosta de uma aparência mais rústica: utilize paletes e caixotes de madeira como suportes ou estantes para seus livros. Se você gosta da ideia, mas quer dar um ar mais alegre e cuidadoso à decoração, passe uma camada de tinta sobre a madeira.

Ambientes inusitados

Em uma casa, os livros geralmente ficam no quarto ou em ambientes utilizados como escritório, mas isso não precisa ser uma regra. As cozinhas, salas de estar e até mesmo escadas e corredores podem receber seus livros de maneira organizada e inusitada.

Invista em um Self Storage

Se você tem tantos livros a ponto de não ter mais espaço em casa, a dica é investir em um espaço seguro e controlado como um Self Storage. Os boxes de armazenamento oferecidos pela LocalBox são perfeitos para abrigar todos os seus exemplares, sem precisar se desfazer de nenhum e ainda ter uma biblioteca particular e reservada. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Imagem: iStock / Getty Images Plus / CarlaNichiata

0 Respostas para “Começando o ano com organização! 5 ideias de onde guardar a sua biblioteca de livros”


  1. Sem comentários

Deixe um comentário