Qual o uso?

Todos os campos são obrigatórios
Todos os campos são obrigatórios

5 dicas de como organizar e guardar minha coleção de moedas

5 dicas de como organizar e guardar minha coleção de moedas

É inegável que toda coleção possui uma história particular, um motivo para ter iniciado e para continuar coletando e armazenando item a item. Porém, quando falamos em história, poucas carregam mais significado que uma coleção de moedas. Justamente pelo valor histórico de cada peça, contar com o sistema Self Storage para organizar e guardar a coleção de moedas é uma ótima ideia.

Mas, antes de entrarmos nas dicas de como deixar tudo organizado, vale a pena reforçamos o valor histórico de uma coleção de moedas. Trata-se de algo que valoriza a cultura e história de determinadas nações ao redor do mundo e do próprio Brasil. Por aqui, já tivemos várias moedas oficiais e isso enriquece qualquer coleção. Quem é quem não gostaria de ter uma moeda da época do império, ou de cruzeiro e cruzado?

Também existem moedas comemorativas de Jogos Olímpicos e Copa do Mundo que sempre chamam a atenção, seja pela beleza de cada peça, seja pela raridade das mesmas. O fato é que ter várias unidades é importante, assim como guardar e organizar uma coleção de moedas. Quer saber como fazer isso de uma forma prática e inteligente? Confira na sequência!

Organizar a coleção de moedas é possível. Veja como!

A principal vilã de qualquer coleção de moedas é a corrosão, que por sua vez é causada pela união de poeira e umidade. Justamente por isso, é essencial que você tente manter as moedas limpas e guardadas de uma maneira especial. Vamos às dicas:

1 – Limpeza: use um tecido de flanela de algodão e um pouco de carbonato de cálcio em cada uma das moedas. Na sequência, lave cada unidade com água corrente e sabão neutro. Você pode utilizar uma escova de dentes velha para fazer tudo isso com mais praticidade e agilidade, porém, escolha uma escova com cerdas macias.

2 – Secagem: após a limpeza, seque muito bem todas moedas. Uma por uma, sem exceção. Para tal, utilize um tecido de flanela e acetona. Você também pode encerá-las com microcristalina, um tipo de cera.

3 – Guarde separadamente: uma medida essencial é guardar as moedas separadamente, para que não tenham contato uma com a outra. Uma boa ideia para fazer isso é utilizar um medalheiro, um tipo de porta-medalha. Também há a famosa opção do “álbum de moedas”, que se parece muito com um álbum de fotos tradicional.

4 – Organize por categorias: pensando no sentido organizacional da coleção de moedas, você pode categorizar por grupos as unidades. Por exemplo:

  • Moedas do Brasil;
  • Moedas da Europa;
  • Moedas da África e Ásia;
  • Moedas comemorativas.

Você pode categorizar como achar melhor. O importante é mesmo manter a ordem para facilitar eventuais consultas e também quando precisar acrescentar uma nova unidade.

5 – Self Storage: quando pensamos em coleção de moedas, normalmente pensamos em algo que não ocupa muito espaço, que pode ficar dentro de uma caixa ou mesmo na gaveta do quarto. Porém, no mesmo sentido, pode ser algo fácil de se perder. Com o sistema Self Storage você não tem esse problema. Em um espaço (Box) exclusivo você guarda sua coleção de moedas, fica com a chave do local e tem a certeza de que todas as peças estarão em um ambiente seguro.

A LocalBox pode te ajudar!

Especializada no aluguel de Boxes, o famoso sistema Self Storage, a LocalBox é uma empresa que realmente entende do assunto e que lida com clientes dos mais variados perfis. São pessoas que procuram espaços para guardar coleções de moedas e de vários outros tipos.

Quer saber como tudo isso funciona? CLIQUE AQUI para enviar seu e-mail, solicite orçamento e esclareça todas as dúvidas que tem sobre o assunto. O telefone para contato é o (11)2940-3102.

Crédito: ThitareeSarmkasat / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

0 Respostas para “5 dicas de como organizar e guardar minha coleção de moedas”


  1. Sem comentários

Deixe um comentário