Elaborar um planejamento estratégico para os negócios de expansão de self storage é essencial para ter sucesso nessa nova etapa. É uma decisão que deve ser muito bem estudada, pois envolve uma série de fatores, como: investimento em infraestrutura, análise financeira, gestão operacional, entre outros pontos. O setor de self storage no Brasil […]
Blog
buscar no blog
Como escolher o tamanho ideal de um box no self storage
O aluguel de box em um self storage é uma decisão prática e inteligente. Mas, como calcular o tamanho ideal para as suas necessidades? É o que iremos detalhar neste conteúdo. Além de ter um espaço extra para suas coisas, são oferecidos benefícios que vão além do que muita gente imagina.
Este post vai esclarecer a dúvida de muitas pessoas. Afinal, “Qual o tamanho ideal do box no self storage devo escolher?” Antes de se decidir, o ideal é levar em conta algumas variáveis ao optar pelo tamanho que vá suprir suas necessidades. Vamos explicar ao longo do texto como escolher o espaço ideal, então continue lendo que vamos tirar a sua dúvida e o de muitas outras pessoas, combinado?
O que é self storage e como funciona
O conceito de um self storage é o de ser um lugar de autoarmazenamento que as pessoas podem guardar os pertences que não usam muito e assim, conseguir espaço extra em casa. O self storage, como aqui na LocalBox, é repleto de boxes que as pessoas podem alugar por determinado tempo, que pode ser de curta, média ou longa duração.
Depois de alugados, os boxes são exclusivos para o cliente colocar seus pertences. Em questão de segurança é uma opção bastante segura, por exemplo, na LocalBox temos um sistema de monitoramento que funciona 24h, os acessos aos boxes são permitidos apenas por pessoas autorizadas e o cliente pode vir a hora que quiser sem necessidade de agendamento (respeitando o horário comercial, inclusive aos sábados).
Definição e aplicações
O box de self storage é exclusivo e você pode armazenar o que desejar. É possível guardar diversos tipos de objetos, como móveis, eletrodomésticos, livros, malas de viagem, artigos de praia, produtos do seu comércio, entre muitos outros. Veja alguns exemplos de situações que as pessoas podem fazer uso do espaço de armazenamento:
- Mudança de casa: se algum móvel não cabe na nova casa, você pode deixar no self storage e assim conseguir mais espaço para organizar sua rotina. Quando tudo estiver acomodado, você resgata seu móvel, sem problema nenhum.
- Estoque comercial: lojistas ou empresários podem fazer um planejamento de armazenamento para guardar produtos que comercializam e fazer do self storage como um estoque da empresa. Ou então, guardar documentos e equipamentos que utiliza pouco.
- Artigos sazonais: decoração de datas festivas, como Natal, Páscoa, Halloween, etc, terão um armazenamento seguro até a data especial. Perto do dia marcado, você retira o que precisa para deixar sua festa mais decorada.
- Roupas: sim, é possível guardar as roupas entre uma estação e outra. Casacos pesados que ocupam espaço no armário, ou então, roupas de festa, vestido de noiva podem ficar bem guardados e bem seguros.
Tipos de self storage disponíveis
Existem alguns tipos de self storages bem específicos. Os que possuem boxes maiores para ser guardados veículos, motos, motos aquáticas, enfim, objetos volumosos. Também existem os que contam com boxes climatizados ideais para a guarda de produtos que precisam de ambientes com temperatura controlada.
Por fim, o self storage residencial para armazenar todo tipo de item para deixar a casa com espaços desocupados.
Vantagens de utilizar self storage
As soluções de self storage traz muitas vantagens, veja só:
- Você pode alugar pelo período que desejar: curto, médio ou longo prazo;
- Não existe burocracia para alugar o espaço;
- Se houver necessidade, o contrato pode ser interrompido, só é preciso avisar com antecedência;
- Todo o espaço é monitorado 24h com registro de quem entra ou sai do self storage;
- Cada box é exclusivo e só o cliente ou pessoas autorizadas por ele podem acessar;
- O custo é bem menor do que o aluguel de armazéns tradicionais;
- Você não precisa agendar a visita, pode acessar o horário que precisar.
Fatores a considerar ao escolher o tamanho do box
Essa questão gera muitas dúvidas nas pessoas, afinal, é difícil imaginar o volume do que precisa ser guardado em relação à capacidade de armazenamento do box. Mas não se preocupe, aqui na LocalBox, nosso time está pronto para te ajudar a calcular o espaço ideal para os seus pertences. Mas vamos mostrar como chegamos na definição do box certo.
Quantidade de itens a serem armazenados
Bom, a primeira coisa a fazer é ver a quantidade de itens que você tem para armazenar. Pode parecer óbvio, mas uma coisa é ver os objetos espalhados e outra é imaginá-los confinados dentro de um espaço limitado. Para ajudar, faça uma lista de tudo o que tem para ser armazenado, isso será útil para visualizar a quantidade e o volume total.
Tamanho e volume dos itens
Desmonte os móveis que puder e meça as peças pela altura, largura e a profundidade do volume. Coloque objetos menores dentro de caixas para melhorar no transporte e no empilhamento dentro do box. Itens muito grandes que não for possível desmontar, como bicicletas, equipamentos esportivos ou instrumentos musicais, tire as medidas de cada um (AxLxP) e anote para o cálculo do volume.
Duração do armazenamento
Você tem a opção de escolher o prazo para armazenamento dos seus pertences. Por exemplo, se o que for guardar será pelo período da reforma na casa, o espaço será por um prazo médio de uns 3 meses (considerando que seja uma reforma não muito complexa e os atrasos normais das obras).
Para prazos maiores, considere que nesse período podem surgir mais coisas que você precise guardar, então é melhor escolher um box um pouco maior do que o necessário.
Tamanhos comuns de box no self storage
Aqui na LocalBox temos diversos tamanhos de box para alugar para as mais diferentes necessidades. A maioria dos self storages também trabalham com essas medidas mais pedidas, então vamos falar o que você pode armazenar em cada tamanho indicado.
Box pequenos (1m² a 3m²)
Comporta até 60 caixas de arquivo (1m²) que podem conter: livros, CDs, DVDs, discos de vinil, documentos, pequenos objetos, ferramentas soltas, etc. Já o espaço de 3m² pode receber até 35 caixas de tamanho médio, que além dos itens já citados podem acomodar: malas, aparelhos eletrônicos, caixas de ferramentas e também quantidades razoáveis de documentos.
Box médios (4m² a 8m²)
É possível colocar bicicleta e pranchas de surf, por exemplo (4m²). Já no maior (8m²) pode ser usado como estoque de mercadorias pequenas ou médias para lojas físicas ou virtuais e/ou para guardar móveis de tamanho médio, eletrodomésticos, etc.
Box grandes (9m² ou mais)
O de 9m² pode ser usado por lojas de confecção para guardar araras, manequins, decoração sazonais, ou então, balcões, móveis de médio a grande porte (desmontados é melhor para guardar). Os boxes maiores dos 9m² podem receber itens mais volumosos, como moto aquática, por exemplo.
Como avaliar suas necessidades de armazenamento
Sabe aquela sensação de que a casa está ficando entulhada de coisas que tem pouco uso? Se locomover pelos ambientes fica difícil e atrapalha até a faxina com tantos itens que um cômodo tem? São sinais de que é hora de pensar em colocar as coisas pouco usadas no dia a dia em um self storage residencial para deixar os ambientes mais amplos e liberar a locomoção.
Lista de itens a serem armazenados
Anote tudo o que acha que pode ser armazenado fora de casa e faça uma lista completa, anotando a quantidade e tamanho (tire as medidas). Crie categorias, por exemplo: artigos de decoração; itens esportivos; caixas de documentos.
Medição e cálculo do espaço necessário
Para ajudar na organização de self storage e ter noção do tamanho do box ideal para guardar seus pertences, é preciso saber o volume de tudo o que for armazenar. Então tire medidas dos itens grandes, como móveis (se puder desmontá-lo, melhor), equipamentos, etc.
O que puder, coloque em caixas. Para chegar ao volume total, multiplique os números que encontrar no comprimento, largura e altura de cada caixa. Por exemplo: 60cm (compr) x 30cm (larg) x 50cm (alt), o resultado final é o volume de uma caixa.
Se ficar em dúvida, o time da LocalBox pode ajudar no cálculo do box que precisa.
Dicas para otimizar o espaço no box
Para aproveitar melhor o espaço do box, coloque estantes ou prateleiras para ganhar verticalmente. Nesses móveis você pode acomodar as caixas de maneira que fiquem fáceis de retirar. Lembrando de colocar as caixas mais pesadas na parte de baixo – ajuda a estabilizar o móvel e evita danificar as caixas mais leves, caso fiquem sobre elas.
Exemplos de uso para cada tamanho de box
Aqui, daremos dicas de uma armazenamento eficiente exemplificando o que pode ser guardado nos mais diferentes tamanhos de box.
Box pequenos para documentos e pequenos itens
Este tamanho de box é ideal para guardar documentos, notas fiscais, fotos antigas, objetos pequenos de decoração (um presépio, por exemplo), etc.
Box médios para móveis e eletrodomésticos
Aqui, você pode colocar eletrodomésticos pouco usados, móveis de pequeno e médio porte, cadeira de rodas que está inativada, entre outros.
Box grandes para estoques comerciais e mudanças
Se você tem uma loja física ou virtual, você pode fazer o espaço do box em um estoque. Sempre que vender algo, você passa no self storage e retira o que for necessário. Assim você libera espaço na sua loja para aproveitar de forma mais útil.
Comparação de preços e benefícios
Um self storage flexível oferece uma variedade de espaços e contratos bastante variados, como a LocalBox. Lá você vai encontrar locação de box do tamanho que precisa e com custo proporcional ao espaço. Precisa alugar por poucos meses? Não tem problema, isso é possível. Contratos longos também são fechados e essa flexibilidade é um dos benefícios em relação aos armazéns tradicionais.
Análise de custo-benefício
Um self storage oferece um custo-benefício, e não estamos falando apenas no custo, existe outras vantagens que devem ser levadas em conta, como a facilidade de alugar, pois não existe burocracia; os clientes podem acessar no horário que quiserem, sem necessidade de agendar a visita; muitos self storages estão em pontos estratégicos com fácil acesso. O ir e vir até o local fica muito mais fácil.
Ofertas e promoções disponíveis
É comum que o aluguel de espaço dos self storages tenha promoções e ofereçam descontos. Algumas estratégias adotadas que vale a pena ficar de olho:
- Preços promocionais para novos clientes;
- Preços com desconto em determinadas épocas do ano;
- Programas de fidelidade após um período de locação;
- Programas de indicação se o cliente indicar alguém.
Serviços adicionais (seguro, segurança, etc.)
Aqui na LocalBox oferecemos um sistema de monitoramento 24h com registro das pessoas que entram e saem do nosso espaço; cada box tem chave e o acesso só permitido mediante a pessoas autorizadas e que precisam ser identificadas antes de acessar o box; área exclusiva para carregar e descarregar os itens até o box e disponibilizamos carrinhos de transporte. Se o cliente quiser, pode contratar uma apólice de seguro para seus pertences, aumentando a segurança que já oferecemos.
Viu como escolher o tamanho do box envolve uma série de fatores? Seja um self storage para empresas ou residencial, o importante é pensar no que vai armazenar, na quantidade de itens, calcular o volume para obter o custo da locação, enfim, envolve uma série de fatores e esperamos ter ajudado a tirar as suas dúvidas e o de muitas outras pessoas.
Mas se, mesmo assim, ficou algo que queira saber e não encontrou neste conteúdo, fale com a gente. Aqui na LocalBox estamos sempre à disposição para esclarecer o que for necessário, combinado?