O self storage é a solução prática e perfeita para armazenar tudo o que não cabe em casa ou na empresa. Mas é preciso pensar no volume total de pertences para fazer a contratação de box na medida certa, assim você não desperdiça espaço e nem aluga um box menor do que precisa. Escolher […]
Blog
buscar no blog
A volta dos Discos Vinil: LP’s se tornam artigo de colecionador e ganham o coração de novos admiradores
O ressurgimento dos discos de vinil no Brasil
Os discos de vinil nunca desapareceram totalmente, já que muitos adoram até mesmo fazer verdadeiras exposições em suas prateleiras e vêem na sua qualidade incomparável com as novas mídias a justificativa para fazer a manutenção de suas antigas vitrolas e gramofones. Mas, quanto a produção de discos de vinil, pelo menos no Brasil, podemos dizer que sim.
O seu fim havia sido decretado definitivamente em 2007, quando a única fábrica restante do Brasil, e também da América Latina, a Polysom anunciou o encerramento de suas atividades. Entretanto, principalmente na Europa, a sua produção estava crescendo e os brasileiros interessados acabavam tendo de importá-los, pagando verdadeiras fortunas.
Isso tudo mudou com a compra da Polysom pela DeckDisc em 2009. A gravadora passou a produzir novamente os bolachões, tanto para os seus artistas como para qualquer outro que os desejasse, preferindo se portar como consumidora de serviços da Polygram para não limitar o desenvolvimento da música brasileira de qualidade em geral.
Acompanhando essa onda, muitas empresas que já possuíam tecnologia para a produção de pick ups toca discos aproveitaram para lançar vitrolas cada vez mais modernas e atendendo também ao novo público, já nascido na era digital. Os modelos mais recentes possuem entrada USB, rádio FM e até WI-FI para conexão com outros dispositivos.
Confira as 4 dicas de conservação de LP’s que você precisa saber (ou relembrar)
1º – Faça o armazenamento correto dos discos de vinil
Para começar, assim como livros e CDs, a melhor posição para armazenar seus discos é a vertical. Procure não apertá-los muito para que não haja atrito entre eles, mesmo que a capa possua uma proteção plástica (que é de grande ajuda na preservação da arte).
Também é recomendado que evite a exposição excessiva dos discos à luz solar, calor e umidade que podem danificar o material.
2º Existe um jeito certo de manusear os seus LP’s
Dica de ouro da velha guarda: nunca coloque a mão diretamente na surperfície do seu LP. Pegue seu disco pelas bordas ou pelo furo no centro, para que a gordura natural de nosso corpo não afete o seu funcionamento.
Também não escreva diretamente em seu disco, principalmente com canetas que possuem solvente, pois com o movimento a tinta pode se espalhar e deteriorar as linhas de som.
3º Faça a limpeza dos discos de vinil periodicamente
A limpeza dos LPs é fundamental para o prolongamento de sua vida útil. Existem no mercado produtos específicos para a limpeza mas uma boa flanela limpa e seca já é o suficiente. Não utilize produtos abrasivos para evitar arranhões.
O movimento correto para limpar seus discos de vinil deve ser feito com a flanela do centro para fora, de forma não circular. Em caso de manchas de gordura, não esfregue a flanela, utilize um algodão para remover a sujeira delicadamente.
4º Faça a manutenção do seu aparelho de som
Por fim, ajuste o contrabalanceamento da agulha o mais leve possível para não gerar arranhões mais profundos. E se você não for DJ, não tente brincar de fazer scratches, pois para isso há pick ups especiais e agulhas especiais.
No mais, aproveitem os graves da plataforma que revolucionou a indústria musical no mundo e que que já completa mais de 60 anos no mercado!