A organização desempenha um papel fundamental em nossas vidas diárias, influenciando nosso bem-estar, produtividade e qualidade de vida. Ter um ambiente organizado e manter uma rotina organizada não apenas facilita a realização de tarefas, mas também contribui para a redução do estresse e o aumento da eficiência. Neste artigo, exploraremos a importância da […]
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Confira 6 dicas para preparar o seu negócio para a Black Friday! (Atualizado 2022)
Já começou a contagem regressiva para uma das datas mais aguardadas por varejistas e consumidores ao redor do mundo e nesse post vamos te dar dicas muito importantes de como preparar o seu negócio para a Black Friday!
Esse evento é o responsável por estimular a economia antes das festas de fim de ano e, de acordo com a pesquisa produzida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a data deve movimentar aproximadamente R$ 6,05 bilhões apenas no comércio eletrônico em 2022.
Para os pequenos lojistas e grandes varejistas, preparar o seu negócio para a Black Friday pode oferecer uma série de oportunidades, como:
- Aumentar o volume de vendas;
- Melhorar o reconhecimento e o posicionamento da marca;
- Oferecer um atendimento diferenciado;
- Melhorar o volume do tráfego dos sites;
- Aumentar as interações nas redes sociais;
- Criar uma vantagem com
- Entre outros.
Por aqui, nós acreditamos que o segredo para melhorar a organização da empresa para a Black Friday está no planejamento prévio e atenção aos detalhes. Afinal, comércios de todos os tamanhos estão usando a data como uma oportunidade de se destacar entre os seus concorrentes.
Então, fique de olho nas recomendações que preparamos para o seu negócio aproveitar a Black Friday da melhor maneira.
Dica 1 – Faça uma avaliação da sua infraestrutura física e on-line
Ao fazer o planejamento para a Black Friday da sua empresa, considere começar por uma avaliação da sua infraestrutura e também do cenário externo para tornar a experiência do cliente satisfatória, ou até mesmo encantadora.
Muitos estabelecimentos recebem um grande grande volume de pedidos nos canais digitais durante essa época e, se o sistema não estiver conectado ao estoque, pode ocasionar a falta de produtos. O mesmo vale para as lojas físicas, já que com espera de grandes movimentações, pode ocasionar perdas e danos ao produtos delicados que não estiverem expostos corretamente.
Por isso, o primeiro passo é cuidar da infraestrutura – no dia, fique de olho no número de pessoas e controle o fluxo caso o volume seja maior que o esperado.
Dica 2 – Escolha quais serão os itens em promoção ao preparar seu negócio para a Black Friday
Além de utilizar os preços baixos como um chamariz para os consumidores, você também pode usar os produtos como uma maneira de mostrar as outras coisas que a sua loja ou negócio tem a oferecer.
Dê preferência para as mercadorias que estão com pouca movimentação e/ou que fazem parte de uma época sazonal para promover durante a Black Friday. No mês de novembro, por exemplo, é comum que as lojas de roupas façam queimas de estoque com os produtos de inverno que não tiveram saída e que vão ocupar muito espaço de armazenamento antes do Natal e Ano Novo.
Dica 3 – Seja transparente e não manipule os preços
Sabemos que muitas empresas utilizam a estratégia de aumentar os preços semanas antes da Black Friday para tornar os descontos mais atraentes durante a data. Mas não se engane: essa prática é considerada criminosa e está prevista como publicidade enganosa no § 1º do artigo 37 do CDC.
O Código de Defesa do Consumidor também oferece proteção para o cliente em relação a transparência em que os preços e condições de pagamento são divulgadas. Portanto, ao preparar o seu negócio para a Black Friday preste atenção se todas as informações estão disponíveis de forma clara para evitar a insatisfação do cliente ou até mesmo um problema judicial.
Dica 4 – Divulgue suas ações de Black Friday
A comunicação é importante em todos os tipos de negócio e, na Black Friday, ela serve para informar os seus clientes sobre tudo aquilo que foi planejado. Use-a de todas as formas possíveis: via redes sociais, e-mails marketing, folhetos e até no boca a boca.
Crie um plano de comunicação e não deixe para aplicá-lo de última hora – as mensagens podem se perder em meio a tantas outras.
Dica 5 – Fique de olho no estoque ao preparar o seu negócio para a Black Friday
Quanto você espera vender na Black Friday? Assim como a infraestrutura, o estoque também precisa ter uma perspectiva de como serão as saídas durante a Black Friday.
Principalmente na loja física, só devem ser anunciados os produtos que estão disponíveis para pronta entrega. A falta de organização de estoque pode gerar uma insatisfação no cliente, além ser um grande problema de gestão da empresa.
Dica 6 – Aposte em um sistema de self-storage
Os sistemas de self-storage e guarda-móveis, como os da LocalBox, são uma ótima opção para os negócios que desejam estar bem preparados na Black Friday. A armazenagem logística pode se adequar a qualquer tipo da empresa, tudo de forma inteligente e personalizada.
Você aluga o box do tamanho que for necessário e armazena todos os produtos que serão vendidos na Black Friday. Além disso, os funcionários podem ter uma chave de segurança que permite retirar os produtos sempre que necessário.
E aí, conseguiu ter uma base de como preparar o seu negócio para as vendas da Black Friday? O planejamento para a data depende do tamanho do comércio, mas cuidar da gestão, organização e comunicação é essencial para todas as empresas e marcas.
Fique ligado nos posts do nosso blog!