Como transportar uma geladeira

Os mais velhos costumavam dizer que não se podia desligar a geladeira por muito tempo, pois corria o risco de danificar o motor e ela não voltar a funcionar. Bom, isso com certeza é mais uma daquelas lendas que são acumuladas no decorrer do tempo. E o que abordaremos hoje é o correto transporte de uma geladeira.

Geladeira: deitada ou em pé?

Para esse assunto também existem algumas discussões, mas afinal, a geladeira pode ser transportada na horizontal, ou seja, deitada?

Os fabricantes orientam que o transporte seja feito na vertical, em pé, isso para evitar que o óleo do motor se aloje no evaporador, causando baixa no rendimento e até mesmo o travamento do compressor. De qualquer forma, caso não haja outra maneira e o transporte seja feito na horizontal, o recomendado é ligar a geladeira somente após 24 horas.

Para os modelos mais novos, isso já não é mais relevante, podendo o transporte ser feito das duas formas.

Outras dicas

- Outras recomendações básicas para o transporte são:

- Faça o degelo 1 dia antes, retire todas as prateleiras e peças encaixáveis, evitando a quebra no transporte.

- Para evitar danos e riscos à pintura, cubra a geladeira com mantas acolchoadas.

- Por segurança e para o gás voltar ao normal, aguarde de 2 a 3 horas para ligar a geladeira.

Com esses cuidados o transporte ocorrerá de maneira eficiente e segura. Lembre-se sempre de conferir as recomendações do fabricante no manual do produto.

15 Respostas para “Como transportar uma geladeira”


  1. 1 Solange de Araujo Silva

    Sobre o assunto transporte de geladeira, gostaria de obter um retorno sobre o transporte feito de uma geladeira nova que comprei Brastemp frost free, que foi deixada na minha residência pela transportadora de cabeça para baixo. Qual as implicações dessa situação prejudicar o refrigerador?

  2. 2 Equipe LocalBox

    Solange,

    A LocalBox oferece o serviço de self storage e em seu blog compartilha dicas úteis para seus clientes, como transporte de objetos.

    Como falado acima, “os fabricantes orientam que o transporte seja feito na vertical, em pé, para evitar que o óleo do motor se aloje no evaporador, causando baixa no rendimento”. Por isso, recomendamos entrar em contato com a fabricante ou loja onde sua geladeira foi adquirida.

    Um abraço!

    Equipe LocalBox

  3. 3 Enny

    Adorei…me ajudou muito e tirou minhas duvidas
    Obrigada a vocês continue assim parabéns

  4. 4 Josimar

    Obrigado, ajudou bastante.

  5. 5 neusa arbia

    eu agradeço a colaboração, acabei de receber a geladeira, fiz a limpeza geral de acordo com o manual e vou ligar depois dela estar descansada algumas horas, e depois de fazer os ajustes nos pés, junto ao piso, e travá-lo também para que ela fique quietinha no se espaço. (isto é não balançar quando abrir e fechar a porta.

  6. 6 edilamar

    parabens polo site!!!!

  7. 7 edilamar

    parabens pelo blog!!!!

  8. 8 Sidnei Martins

    Muito obrigado, agora vou transportar o meu freezer deitado e levarei em conta as recomendações!

  9. 9 Ana

    VOU PINTAR A PARTE DE BAIXO DA GELADEIRA,QUE ESTA ENFERRUJADA E VOCE ME AJUDOU ….obrigada

  10. 10 André M.

    Grande dica, valeu!

  11. 11 celso

    comprei uma geladeira brastemp frost free 429L e 85kg e o unico jeito de coloca-la na minha cozinha é atraves de içamento pelo lado de fora e deitada a uma altura de 7 mts. Posso usar esse artificio.Desde ja agradeço a colaboração.

  12. 12 ANTONIO JOAQUIM MACOME

    OBRIGADO PELAS DICAS, ASSIM O MEU APARELHO PODE DURARA UMA VIDA IGUAL A MINHA

  13. 13 Rose

    Muito boas as explicações .

  14. 14 neide

    valeu pelas dicas obrigadooooooo

  15. 15 rita

    Minha geladeira, uma Brastemp frost free,em uma mudança foi carregada de cabeça para baixo!!duas horas após foi ligada,isto no sababdo dia 01/02/2014,então hoje dia 08/02/2014,o frezzer parou de funcionar.tem alguma coisa a havér?

Deixe um comentário